4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Livro Educacional: Almanaque Ecológico do Lucas - Por Léo Valença.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

15 dezembro 2012


Release do livro "Almanaque Ecológico do Lucas"

O “Almanaque Ecológico do Lucas” visa promover uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente junto às crianças. O livro chama a atenção da sustentabilidade de nosso planeta de uma maneira divertida e interessante. 

Apresentado pelo personagem Lucas, o duende ecológico, o almanaque apresenta textos com uma linguagem simples e didática, ilustrações e passatempos que incentivam práticas que conscientizam sobre a importância da preservação ambiental. O Almanaque Ecológico do Lucas é destinado para professores, alunos e escolas de todo o Brasil.

Com o objetivo de dar suporte aos professores que buscam conteúdo e atividades de apoio à educação ambiental, a iniciativa da criação do almanaque foi desenvolvida pelo cartunista Léo Valença que em 2010, organizou um livro de coletânea intitulado “Aquecimento Global em cartuns” que reuniu cartunistas de vários cantos do país na publicação. 

A poluição dos rios e mares, a destruição das florestas ou o desmatamento em geral, o problema do lixo nas grandes cidades, e bairros, o avanço tecnológico versus preservação da natureza, entre outros problemas ambientais são colocados ao leitor, de maneira a conscientizá-lo da necessidade de ver o que se passa ao seu redor e de agir de maneira a não contribuir para o aprofundamento dos problemas ali denunciados (ou a tentar minimizá-los). 

O “Almanaque Ecológico do Lucas” visa contribuir ainda mais com a disseminação de valores fundamentais para construção de um mundo mais sustentável entre o público infantil de forma lúdica e descontraída.

O livro pode ser comprado pelo site da editora PoD – Print On Demand ou seja, você encomenda seu livro e só depois disso ele é impresso. Com isso, nada de estoques parados nem de desperdício de papel. Dessa forma, a impressão sob demanda usa os recursos naturais de forma racional e inteligente, contribuindo para garantir a médio e longo prazo um planeta melhor.


LÉO VALENÇA

Léo Valença é um cartunista preocupado com a formação de um novo ser humano, ambientalmente consciente, onde a nossa espécie tenha assegurada o direito a um futuro - por que não é a natureza ou o planeta que estão em risco, mas somos nós. E como ninguém nos salvará de nós mesmos, a não sermos nós mesmos, claro, temos de arregaçar as mangas e agir já. A boa notícia é que estamos fazendo isso, entretanto, precisamos aumentar a velocidade da mudança para aproximar mais as intenções dos gestos concretos. O trabalho do Léo tem sido nessa direção, e merece nosso apoio. Recentemente, organizou o livro “Aquecimento Global em cartuns” e criou um novo personagem chamado Lucas, o duende ecológico, que ama e protege as plantas e animais ajudando a mantê-los saudáveis e felizes. O Lucas é a forma que o Léo encontrou, bem humorada, colorida, divertida, em linguagem acessível, para ajudar aos jovens na reflexão sobre a preservação do meio ambiente e chamar a atenção da sustentabilidade, especialmente no contexto escolar.

VILMAR S. D. BERNA
 Prêmio Global 500 da ONU Para O Meio Ambiente

SOBRE O AUTOR:

Léo Valença é cartunista e ilustrador. Nasceu em 12 de agosto de 1974 no Rio de Janeiro. Dedica-se desde 2002 a produção de cartuns para sites de humor na internet. Em 2004, teve o seu primeiro cartum publicado em um livro juntamente com outros autores pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, intitulado Histórias do Trabalho. Em 2006, participou da mostra Arte pela Paz promovido pelo Estúdio de Arte HQ, no qual recebeu o 1º lugar na votação on line. Participou também do concurso em homenagem ao desenhista Hermes Tadeu em 2007 e 2008, no qual recebeu o 1º lugar através da votação dos internautas. Em 2008, colaborou no Livro dos Políticos – A hilariante política no Brasil de Heródoto Barbeiro e Bruna Cantele da Editora Ediouro. Em 2009 recebeu Menção Honrosa na categoria charge no II Festival Internacional de Menções Honrosas para Cartunistas no Rio de Janeiro. Em 2010, organizou o livro Aquecimento Global em Cartuns publicado pela editora PoD (Print On Demand). Em junho de 2012 foi curador da Mostra de Cartuns do Green Nation Fest.  Neste evento recebeu ainda o Prêmio de Melhor Cartum pelo Júri Popular.

Acesse o PoD Editora e confira os livros
>>>>>Pod Editora<<<<<
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲