4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Sobre Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos. Experiência e vivência em gestão de resíduos sólidos urbanos incluindo os resíduos eletroeletrônicos (manejo, segregação, identificação e acondicionamento, coleta, armazenamento temporário, transporte interno e externo, tratamento e disposição final dos resíduos) e monitoramento de viveiros de mudas.


HONRA AO MÉRITO

Certificado de Láurea – Aluno Laureado com a melhor média final no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE – Ano: 2012

PROJETOS DESENVOLVIDOS PARA EMPRESAS

Plano de Gerenciamento de Resíduos Eletroeletrônicos Simplificado na Empresa Fluxo Net Serviços em Informática.

Objetivo do Projeto: Elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Eletroeletrônicos Simplificado na empresa Fluxo Net Serviços em Informática atendendo os requisitos mínimos exigidos no art. 21 da lei nº 12.305 de 2 de agosto de 2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O PGREE tem como objetivo verificar se a empresa já realiza o manejo, segregação, identificação e acondicionamento, coleta, armazenamento temporário, transporte interno e externo, tratamento e disposição final dos resíduos eletroeletrônicos, como também corrigir os erros de cada etapa.

Elaboração e Implementação do Projeto “Reciclar: do lixo ao Cristo, um Gesto pela Vida” na Associação Cultural e Socioambiental Velho Chico.

Objetivo do Projeto: Implementar a Educação Ambiental e a Coleta Seletiva em instituições de ensino, bares, restaurantes e comunidades na cidade do Salvador – Bahia e regiões metropolitanas, focando a Revitalização do Rio São Francisco através do plantio de mudas nativas e frutíferas às margens do rio.

OUTROS PROJETOS DESENVOLVIDOS

O Avanço Tecnológico Impactando no Meio Ambiente.

Objetivo do projeto: Constatar a viabilidade do projeto “Reciclar: do lixo ao Cristo, um Gesto pela Vida” que está em andamento na cidade do Salvador, apresentando os benefícios da coleta seletiva para a cidade do Salvador e sua população, como também o Rio São Francisco e população ribeirinha.

Educação ambiental no Hospital Municipal de Candeias - BA: Implantação da coleta seletiva e a destinação adequada dos resíduos perigosos.

Objetivo do projeto: Verificar como é realizado o descarte dos resíduos comuns, hospitalares e radiológicos do Hospital Municipal de Candeias.

Educação Ambiental no âmbito das empresas com o foco na sustentabilidade: Empresa Odebrecht.

Objetivo do projeto: Aprimorar as tecnologias do “edifício verde” fomentando a economia, a educação ambiental e sustentabilidade da empresa.

Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: Coleta seletiva no condomínio Bosque Imperial.

Objetivo do projeto: Aplicar a educação ambiental no Condomínio Bosque Imperial, localizado no bairro São Rafael – Salvador – BA com o intuito de conscientizar os moradores sobre a importância da coleta seletiva, demonstrando suas vantagens, orientando para que separem os resíduos sólidos em recipientes pré-determinados e destinando os recicláveis aos catadores.

Energia solar: Fogão Solar, uma alternativa para comunidades carentes e para a preservação do meio ambiente.

Objetivo do projeto: Implantar o fogão solar do tipo caixa nas comunidades carentes e de baixa renda de regiões interioranas e rurais do nordeste brasileiro.

ARTIGOS PUBLICADOS

Nome do artigo: Escorregamento no Condomínio Mata Atlântica II.
Publicação: 7o Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação – Interculte.
Instituição: Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE.
Dia, mês e ano de publicação: 30 de outubro de 2012.

Nome do artigo: Morro Da Manteiga: Da Degradação à Revitalização.
Publicação: 7o Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação – Interculte.
Instituição: Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE.
Dia, mês e ano de publicação: 30 de outubro de 2012.

ALGUNS CURSOS NA ÁREA AMBIENTAL

  • Curso de Auditor Interno SGI (ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007) - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia - CREA-BA.
  • Curso de Auditoria Ambiental – Instituto Politécnico de Ensino á Distância - iPED
  • Curso de Iniciação Profissional e Competências Transversais em Educação Ambiental – SENAI.
  • Curso de Licenciamento Ambiental: Noções preliminares para elaboração do Relatório de Caracterização do Empreendimento – TBILISI AMBIENTAL.
  • Curso prático em Ecologia e Biomonitoramento – Instituto Cultural e Educacional de Tecnologias Sociais – ICETS.

INFORMAÇÕES PARA CONTATO

FRANKLIN OLIVEIRA
Técnico e Gestor Ambiental
Experiência em Projetos Ambientais e Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Skype: frankoliveira9
Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲