ollelammers/Creative Commons
*Colaborou Jéssica Miwa
Destinos paradisíacos são muito visados por viajantes durante as férias. Mas, às vezes, esse privilégio custa caro para o meio ambiente e - o que é pior - nem ficamos sabendo. Em dezembro, o empresário Sérgio da Silva Oliveira partiu para uma aventura que durou 19 dias em alto mar: um cruzeiro que partia de Genova, na Itália, com destino ao porto de Santos.
A viagem tinha tudo para ser inspiradora, a não ser por um flagrante inesperado. Segundo o passageiro, durante as madrugadas, sacos de lixo foram arremessadas irregularmente pelo navio na costa brasileira, próximo ao arquipélago de Fernando de Noronha. Oliveira filmou toda a ação do 10º andar do navio, onde estava hospedado.
Veja o vídeo da reportagem realizada pelo SBT, com as imagens do descarte do lixo feitas por Sérgio:
Em nota, a MSC Cruzeiros - responsável pelo navio - afirmou que segue práticas de acordo com normas brasileiras e internacionais e que "desconhece qualquer violação". A empresa se comprometeu a realizar investigação interna e garante que comunicarão assim que sair o resultado. Caso a responsabilidade seja confirmada, serão providenciadas medidas necessárias para que o acontecimento não se repita. Ainda em comunicado oficial, a MSC reforça preocupação ambiental e detalha procedimento padrão da empresa no manejo de resíduos sólidos, que vai de acordo com exigências internacionais.
Fonte: Planeta Sustentável