Flagrante foi feito em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná.
Prefeitura admite problemas e promete remover os resíduos do local.
flagrados por internauta do G1 (Foto: Arquivo pessoal)
Um internauta enviou ao G1 fotos de uma pedreira que fica no município de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná. As fotos mostram grande quantidade de lixo espalhado e um aparente abandono do local. Segundo o internauta, que preferiu não ser identificado, a situação preocupa os moradores da região. “Eu me criei ali. Agora moro na cidade, mas tenho parentesco lá. Fui andar de moto por ali para rever o lugar, vi todo aquele lixo e fiquei revoltado. Falam tanto que tem que fazer coleta seletiva e eles fazem esse negócio”, reclamou o internauta. Ele relata que caminhões da prefeitura da cidade são vistos constantemente depositando lixo no local.
Outra preocupação é com a possibilidade de o lugar virar criadouro do mosquito da dengue, já que há um lago com água parada. Segundo o internauta, a pedreira era explorada por uma empresa de asfaltamento antigamente, mas desde que passou a ser de domínio da prefeitura foi abandonada.
Moradores estão preocupados com a água parada,
pelo risco de dengue (Foto: Arquivo pessoal)
Nota da Redação: O G1 entrou em contato com a prefeitura de Francisco Beltrão, que por meio de assessoria informou que a gestão atual tomou conhecimento do caso apenas após o contato da reportagem. Uma reunião foi marcada para quarta-feira (27), na qual representantes das secretarias de Meio-Ambiente e Urbanismo irão debater possíveis soluções com representantes do Instituto Ambiental do Paraná.
Ainda segundo a prefeitura, o próximo passo é levantar quais empresas estão despejando lixo no local, e verificar se há autorização para isso. Sobre a denúncia de que a própria prefeitura está jogando lixo no local, a assessoria confirmou que um mutirão de combate a dengue que foi realizado na cidade utilizou o espaço para descartar o lixo recolhido das casas. Segundo a administração, uma família foi instalada no local para fazer a separação, da qual dois terços do entulho foram encaminhados para reciclagem. O restante foi considerado material inerte e deve ficar no local até que uma solução seja encontrada pelas autoridades.
Prefeitura admite que jogou lixo na
pedreira abandonada (Foto: Arquivo pessoal)
Fonte: G1 Globo PR