O curso com carga horária de 40h é voltado para funcionários municipais, agentes comunitários, lideranças locais, representantes do sindicato dos trabalhadores rurais, organização não governamental (Ong’s) e associações. Durante a atividade os brigadistas irão participar de aulas teóricas e práticas, com a temática ligada à fiscalização, educação ambiental, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios florestais.
A ação acontece desde 2007, e este ano pode contar com a formação de um novo tema sobre educação ambiental. A nova temática desenvolvida pela Sema, tem como palestrantes as técnicas Silvani Honorato e Amélia Santos, além da técnica em Fiscalização do Inema, Fabíola Cotrim, do Capitão Murilo Rocha e o Tenente Coronel Miguel Filho, especialistas em incêndios florestais.
Silvani, falou da importância de oferecer o treinamento para os brigadistas voluntários. “Estimular engajamento coletivo e individual dos brigadistas, por meio de reflexões críticas sobre ações de Prevenção e Combate a Incendios Florestais de forma a atender aos príncipios da sustentabilidade”, disse.
Campanha – O programa Bahia sem Fogo é coordenado pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia formado por representantes de nove Secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como foco a mobilização das comunidades em todo território baiano, inicialmente nas regiões da Chapada e do Oeste devido às queimadas e incêndios florestais registrados durante o período de estiagem.
Cronograma dos cursos por cidade:
06 à 10/05 - Município de Pindobaçu
13 à 17/05 - Município de Senhor do Bonfim
20 á 24/05 - Município de Santo Amaro
03 á 07/06 - Município de Barreiras
10 à 14/06 - Município Angical
17 à 21/06 - No reduto Aticum - Indigena
25 à 29/06 - Tabocas do Brejo Velho
01à 05/07 - Santa Maria da Vitória
15 à 19/07 - Município de Jaborandi
22 á 26/07 - Município de Iraquara
29 à 02/08 - Município de Lençóis
Fonte: Ascom/Sema