JMA-Jornal Meio Ambiente por Luciana Ribeiro
Crédito: Google Imagens
O movimento de ecopedagogia, denominado por Francisco
Gutiérrez, surgiu nos anos 90 com o objetivo de reorientar educadores e
comunidades do Brasil e de outros países para o reconhecimento de atitudes, que
priorizam os princípios de sustentabilidade, respeitando a preservação do
meio ambiente.
Neste sentido, direciona-se a
educação ecopedagógica ao cidadão para a compreensão dos malefícios do
capitalismo como o consumo irracional dos recursos naturais como água,
petróleo, areia e outros para a produção de produtos e bens no geral, e ainda,
as conseqüências para o planeta Terra (desmatamento de áreas verdes, disposição
incorretos de lixos, falta de saneamento básico e outros) tornando-se desafio
constante no enfrentamento desses problemas que ocorrem nas cidades
brasileiras.
O movimento e sua base educativa
auxiliam na mobilização de pessoas que reconheçam a natureza como sendo local
digno, justo e democrático e articulam-se também para a socialização das
contribuições socioculturais a serem compartilhadas por meio de ações
individuais e coletivas. Por isso, o debate ambientalista inseri a
responsabilidade da comunidade escolar de poder valorizar, discutir,
implementar e divulgar trabalhos, atividades e projetos que respeitam as várias
dimensões da vida: histórica, cultural, social, política, econômica e
religioso.
Com as reflexões dos fundamentos da
ecopedagogia, e se os governantes atuarem junto ao sistema educacional,
cidadãos no geral e profissionais diversos trabalharíamos com mais vigor e
organização para implementar e divulgar a educação socioambiental nos
currículos dos Cursos de Pedagogia, dos currículos do ensino infantil e
fundamental, e nos espaços de convivência humana no geral.
Exemplifico ações
políticas-educativas que são de fato aconselhadas por especialistas da área
ambiental, as quais são desenvolvidas como campanhas educativas:
*Fazer a coleta seletiva do lixo;
*Implementar uma horta escolar;
*Reflorestar áreas verdes;
*Divulgar conhecimentos por meio de
panfletos, placas e recursos audiovisuais que facilitam o reconhecimento da
problemática ambiental;
*Trabalhar a arte teatral, musical
e artesanal e várias outras.
Leia a notícia completa: Jornal Meio Ambiente
NOTA DO AUTOR:
A publicação desta notícia faz parte de um sistema de parceria que eu autor do Blog Sou Ecológico criei com o Blog Ecopedagogia. Sendo assim, quaisquer dúvidas podem ser tiradas com os autores de ambos Blogs. Muito obrigado pela sua visita e o (a) convido a visitar o campo logo abaixo (Não deixe de ler) e continuar lendo as postagens do Blog Sou Ecológico.