Perfil da fanpage do Projeto Os Caças Lixo.
Pensando nisso, Filipe Mendes, 22 anos, pós-graduado em História Social e Econômica do Brasil pela Faculdade São Bento da Bahia e Maiara Nascimento, 19 anos, estudante de História do segundo semestre da UFBA, criaram no dia 15 de setembro deste ano, o Projeto Os caças lixo, com o intuito de estabelecer um espaço de diálogo com os soteropolitanos, “apresentar soluções, denúncias e informações sobre os cuidados com o meio ambiente”.
“Acreditamos que a falta de conscientização dos moradores é um dos principais motivos das ruas estarem sempre sujas, mesmo com a coleta do lixo sendo efetiva, a população não colabora. Assim, decidimos agir e criar uma página (fanpage) na rede social Facebook”, destacou Maiara Nascimento.
A página auxilia na conscientização e na busca de soluções diretas em relação à coleta de lixo na cidade, com as denúncias realizadas pela própria população, além de divulgar e incentivar a mudança de hábitos.
“Por meio da fanpage recebemos as queixas da população com relação aos seus bairros, principalmente os periféricos, em relação à coleta de lixo, a falta da coleta seletiva e a sujeira nos transportes público e demais problemas”, explicou Filipe Mendes.
Os criadores do Projeto Os caças lixo também buscam parceira com a Prefeitura de Salvador, para poder ampliar e divulgar tal ação.
“Queremos tornar essa página um veículo oficial informativo da prefeitura da cidade de Salvador, onde a prefeitura pode ampliar e divulgar as suas ações ambientais assim a população tomará conhecimento e perceberá que a atual gestão preza pelo bem do município”, pontuam.
Principais ideias do Projeto Os caças lixo:
- Criar de um calendário de ações ambientais principalmente em 2014, porque Salvador irá sediar a Copa do Mundo e assim terá atenção mundial;
- Expandir a coleta seletiva em todos os bairros;
- Buscar parceria com as prefeituras bairro;
- Buscar parceria público e privada para ampliar e divulgar o projeto;
- Promover mutirões em praias e bairros para a conscientização da população soteropolitana;
- Valorizar os dias 5 de junho (Dia do Meio do ambiente) e 21 de setembro (Dia mundial da Limpeza das praias) com ações por todos os bairros da cidade como parte do programa Salvador Limpa Já!;
- Promover ciclos de arte, palestras e shows beneficentes que exaltem a causa da preservação ao meio ambiente.
Fonte: Tribuna da Bahia