24/04/2012 - Uso de camisetas recicláveis, troféus produzidos a partir de lixo e incentivo à coleta seletiva são diferenciais do evento, que objetiva fortalecer a mobilização social sobre a Rio+20, que discutirá o desenvolvimento sustentável
Sophia Gebrim
Um evento na manhã desta terça-feira (24/04) deu inicio às atividades da 1ª Corrida Verde de Brasília: DF Rumo à Rio+20, agendada para o próximo dia 3 de junho. A prova, que já está com as inscrições abertas, fortalece a mobilização social em torno da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e abre as atividades da Semana do Meio Ambiente, comemorada neste ano de 3 a 9 de junho. A expectativa é que 2,5 mil pessoas se inscrevam e participem das provas, com percursos de cinco e dez quilômetros, partindo do Teatro Nacional e terminando na Esplanada dos Ministérios.
A expectativa do assessor extraordinário do Ministério do Meio Ambiente para a Rio +20, Fernando Lyrio, é que a corrida seja algo além de um evento esportivo, com amplitude de mensagem em favor da qualidade de vida, cidadania e sustentabilidade, o que insere o evento na ideia de construção social no processo da reunião promovida pela ONU. "Além da discussão de questões ambientais, a Rio+20 quer levar a sociedade a pensar de forma diferente, buscando reflexões sobre desenvolvimento e como levar essas melhorias para o nosso dia a dia".
Pegada ecológica
A preocupação ambiental da competição vai desde o uso de camisetas produzidas com material reciclável (neste caso, poliamida), até a confecção de troféus a partir de lixo urbano. "A integração do atleta com o meio ambiente é algo espontâneo pois a maioria têm preocupação em cuidar da saúde, do bem estar e da sociedade onde vivem", destaca o diretor de Políticas de Desenvolvimento Sustentável do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e membro do Comitê DF Rio +20, Adroaldo Quintela, organizador do evento.
Apoiada pelo Ministério do Meio Ambiente, a prova conta com o incentivo do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, da Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe), onde foi lançada a promoção, e da Secretaria de Esporte do Distrito Federal. Como parte das iniciativas ecológicas da iniciativa, também está previsto o plantio de mil mudas de árvores no Jardim Botânico de Brasília, como doação da Assefe, e o uso de carro elétrico e bicicletas durante o evento. Todo o material recolhido após o evento será reciclado por meio de coleta seletiva. No local também estará disponível um estande para recolhimento de garrafas pet e lixo eletrônico.
As inscrições poderão ser feitas no site: www.corridaverdedf.com.br
Fonte: MMA