Dia Internacional da Mulher - Blog Sou Eco deseja um Feliz dia das Mulheres.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

08 março 2013


O Blog Sou Ecológico deseja um Feliz dia das Mulheres e homenageia todas as mulheres lembrando de todas as suas conquistas até hoje.

“Mulher é mesmo interessante, mesmo brava é linda, mesmo alegre, chora, mesmo tímida  comemora, mesmo apaixonada, ignora, mesmo frágil é poderosa!”
(Autor desconhecido)

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data foi criada com o objetivo de homenagear a determinação, força de vontade, jogo de cintura e tantas outras qualidade que se enquadram no perfil feminino.

Ao longo da história, a mulher superou vários preconceitos e obteve várias conquistas com o seu empenho. Ela, que antigamente era vista apenas como a sombra do homem, provou que pode ocupar outros papéis na sociedade. Hoje, a mulher desempenha várias funções na sua rotina corrida – é mãe, esposa, dona de casa e profissional.

A presença da mulher no contexto social se tornou mais expressiva quando ela começou a lutar pelas causas operárias, principalmente para ter os mesmos direitos dos homens no mercado de trabalho. A luta por igualdade foi marcada por greves e mortes, fazendo com que a mulher abandonasse o estereótipo de ‘sexo frágil’.

Origem do dia internacional da mulher

As mulheres começaram a lutar pelos seus direitos nas principais cidades do mundo, expressando a insatisfação com as condições de trabalho e com os subjulgamentos machistas. Entre as greves que marcaram a luta feminina por igualdade, vale destacar aquela que aconteceu em Nova Iorque no dia 8 de março de 1857.

Decepcionadas com as péssimas condições de trabalho e com os salários inferiores, as operárias resolveram fazer uma paralisação. No entanto, o manifesto foi reprimido com muita violência e as mulheres foram presas dentro da fábrica de tecido, que depois foi incendiada. Cerca de 130 trabalhadoras morreram carbonizadas.

Os manifestos por melhores condições de trabalho continuaram pelo mundo a fora. Mulheres de diferentes nacionalidades queriam acabar com a opressão e obter mais visibilidade nas indústrias onde trabalhavam. Os protestos marcaram o início a Revolução de 1917 na Rússia e também estiveram presentes em outros contextos nos primeiros anos do século XX.

Numa conferência realizada na Dinamarca em 1910, foi determinado que todo o dia 8 de março seria o “Dia Internacional da Mulher”, sendo esta uma singela homenagem as mulheres que perderam suas vidas brutalmente na fábrica nova-iorquina. Por volta de 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) finalmente oficializou a data por meio de um decreto.

Debates, palestras, conferências e reuniões são realizados no dia internacional da mulher em todas as partes do mundo. Os debates avaliam as conquistas femininas ao longo da história e também abordam os fatores que ainda precisam ser melhorados. No dia internacional da mulher, procure conhecer um pouco sobre os marcos das conquistas femininas e participe das homenagens.

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher (Dia Especial)

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲