4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Abertas inscrições para 6ª edição do seminário "Água, Comunicação e Sociedade".

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

11 março 2013


A Agência Nacional de Águas, a UNESCO no Brasil e as Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Cultura do Governo do Distrito Federal promovem o seminário Água, Comunicação e Sociedade no Ano Internacional de Cooperação pela Água, em 22 de março, Dia Mundial da Água, no Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, das 13h às 20:30h. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de março nos sites institucionais dos realizadores e apoiadores do evento ou diretamente pelo link http://seminarioagua.ana.gov.br/2013/

Aberto a todos os interessados, o Seminário reúne especialistas e comunicadores em um espaço aberto para troca de experiências e debates. Os objetivos são divulgar como é feita a gestão dos recursos hídricos no Brasil, dar visibilidade a ações de cooperação e mobilização para ações de boa gestão e uso sustentável da água e envolver a sociedade nas discussões sobre o crescente desafio para garantir água em quantidade e qualidade a todos.

A programação, disponível no site de inscrições, inclui apresentações sobre boas práticas nacionais e internacional e a palestra “Água como vantagem competitiva no mundo Globalizado” do jornalista Dal Marcondes, diretor-executivo da agência de notícias Envolverde, além de atrações culturais.

Ano Internacional de Cooperação pela Água

A água é vital para a manutenção da vida, do bem-estar e para o desenvolvimento social e econômico, mas as fontes do planeta são limitadas. Em todos os cenários, lidar com água demanda colaboração: é apenas por meio da cooperação que poderemos no futuro obter sucesso ao gerenciar nossas fontes finitas e frágeis de água, que estão sob crescente pressão exercida pelas atividades de uma população mundial em crescimento que já ultrapassa sete bilhões de pessoas. Por isso, em dezembro de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2013 o Ano Internacional das Nações Unidas da Cooperação pela Água e designou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para coordenar as ações oficiais.

Dia Mundial da Água

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a conhecida Eco-92. Desde então, as celebrações acontecem em todo o mundo a partir de um tema anual definido pela ONU, que este ano também é "Cooperação pela Água". 

O Seminário

Realizado anualmente pela Agência Nacional de Águas (ANA) com apoio da Secretaria Nacional de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, o seminário Água, Comunicação e Sociedade busca cumprir o programa IV.3 do Plano Nacional de Recursos Hídricos, que prevê a realização de encontros nas bacias hidrográficas para unir comunicadores e sociedade, com o fim de divulgar e fortalecer o Sistema Nacional do Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh).

Em março de 2013, a edição especial em comemoração pelo Ano Internacional de Cooperação pela Água é realizada em parceria com a UNESCO no Brasil e o governo do Distrito Federal, com apoio da Rede Internacional de Estudos e Ações Transdisciplinares da Água (Reata), da CEB, do WWF Brasil, do programa Água Brasil, dos Correios e do Museu Nacional.

Texto: Ascom/ANA
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲