Exploração petrolífera faz região dos EUA 'brilhar' em imagem de satélite.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

05 janeiro 2013

Mapa noturno registrado pela Nasa entre abril e outubro de 2012 mostra regiões iluminadas dos EUA; no destaque, área noroeste da Dakota do Norte.
(Foto: Divulgação/Nasa Earth Observatory/NOAA)

Uma das regiões menos povoadas dos Estados Unidos, a área noroeste do estado da Dakota do Norte aparece com luz intensa à noite em imagem de satélite feita recentemente pela agência espacial americana (Nasa).

Região em destaque mostra noroeste da Dakota do
Norte, onde exploração de gás e petróleo cresceu.
(Foto: Divulgação/Nasa Earth Observatory/NOAA)

A região da Dakota do Norte, diz a agência, aparece mais "brilhante" devido à exploração de gás e petróleo. Imagens em infravermelho captadas ao longo de 2012 mostram a extensão da atividade petrolífera na área. O mapa noturno registra ainda a iluminação de cidades, casas, edifícios, incêndios, luzes da cidade, auroras e a luz refletida da Lua por toda a extensão dos EUA.

De acordo com a Nasa, a maioria dos pontos luminosos no noroeste da Dakota do Norte tem origem nos equipamentos instalados para exploração de petróleo. Perfuratrizes e habitações temporárias montadas nos arredores dos pontos de extração também são iluminadas.

Outros pontos indicam queimas de gás natural, que ocorrem devido ao déficit de estrutura para armazenar e distribuir o combustível, como gasodutos e fábricas de processamento, afirma a agência. Cerca de 29% do gás extraído acaba sendo queimado, aponta a Nasa.

Outros locais iluminados são as cidades de Minot, Williston e Dickinson, entre outras. De acordo com a Administração de Energia dos Estados Unidos, a produção de gás natural na área cresceu vigorosamente desde 2007 e continua em expansão.

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲