4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Exploração petrolífera faz região dos EUA 'brilhar' em imagem de satélite.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

05 janeiro 2013

Mapa noturno registrado pela Nasa entre abril e outubro de 2012 mostra regiões iluminadas dos EUA; no destaque, área noroeste da Dakota do Norte.
(Foto: Divulgação/Nasa Earth Observatory/NOAA)

Uma das regiões menos povoadas dos Estados Unidos, a área noroeste do estado da Dakota do Norte aparece com luz intensa à noite em imagem de satélite feita recentemente pela agência espacial americana (Nasa).

Região em destaque mostra noroeste da Dakota do
Norte, onde exploração de gás e petróleo cresceu.
(Foto: Divulgação/Nasa Earth Observatory/NOAA)

A região da Dakota do Norte, diz a agência, aparece mais "brilhante" devido à exploração de gás e petróleo. Imagens em infravermelho captadas ao longo de 2012 mostram a extensão da atividade petrolífera na área. O mapa noturno registra ainda a iluminação de cidades, casas, edifícios, incêndios, luzes da cidade, auroras e a luz refletida da Lua por toda a extensão dos EUA.

De acordo com a Nasa, a maioria dos pontos luminosos no noroeste da Dakota do Norte tem origem nos equipamentos instalados para exploração de petróleo. Perfuratrizes e habitações temporárias montadas nos arredores dos pontos de extração também são iluminadas.

Outros pontos indicam queimas de gás natural, que ocorrem devido ao déficit de estrutura para armazenar e distribuir o combustível, como gasodutos e fábricas de processamento, afirma a agência. Cerca de 29% do gás extraído acaba sendo queimado, aponta a Nasa.

Outros locais iluminados são as cidades de Minot, Williston e Dickinson, entre outras. De acordo com a Administração de Energia dos Estados Unidos, a produção de gás natural na área cresceu vigorosamente desde 2007 e continua em expansão.

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲