Blog Sou Ecológico - Curso a Distância de Educação Ambiental pelo SENAI - Parte 3

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

15 outubro 2012


MATERIAL COM MINÚSCULAS PARTÍCULAS

É a forma de poluição mais perceptível, pois interfere diretamente na visibilidade. Pode ser encontrado na forma de aerosol (spray), partículas sólidas ou partículas líquidas em um gás.

Gases poluentes

Os gases poluentes presentes na atmosfera são resultantes de diversas atividades, como por exemplo os processos industriais, a queima de combustíveis em veículos e indústrias, refino de petróleo, queimadas (desmatamento) etc.

Dentre os gases mais poluentes gerados nessas atividades encontram-se:

  • Gases de Enxofre: podem ser compostos pelos gases SO2SO3H2S.
  • Monóxido de Carbono: é o poluente que ocorre em maior quantidade na atmosfera. A emissão mundial está estimada em 200 milhões de toneladas/ano.
  • Ozônio: é um subproduto de reações entre os óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos, na presença de luz solar.
  • Composto de Nitrogênio: Os principais compostos de nitrogênio são NO, NO2, NH3, HNO3.
  • Compostos Orgânicos: a emissão dos compostos orgânicos voláteis é derivada do uso de solventes em colas, tintas, produtos de proteção de superfícies, aerosóis, limpeza de metais e lavanderias. São exemplos de compostos orgânicos os Hidrocarbonetos, os Aldeídos e o Peroxi-acetilnitrato (PAN).

Danos causados pela poluição do ar:

  • Cidades poluídas afastam os turistas e seus próprios moradores. Com isso, as cidades param de produzir e sofrem prejuízos financeiros;
  • Um ar carregado de elementos poluentes causa danos à vegetação e ao solo que perde sua fertilidade;
  • Um ar poluído pode destruir esculturas ou outros materiais através de processos de corrosão ou erosão;
  • Doenças respiratórias, alterações em órgãos vitais e outras doenças mais graves podem ser causadas pela poluição atmosférica.

Poluição da Água

A água é uma das substâncias mais importantes para todas as formas de vida na Terra. Está presente em todos os organismos vivos, fazendo parte de uma infinidade de substâncias. Há inúmeros seres vivos de diversos tipos e tamanhos que também vivem na água.

É considerada um solvente natural, portanto a água é sempre encontrada associada a outras substâncias. A escassez de água no planeta é uma preocupação mundial e já existem previsões de que a água doce será o recurso natural mais disputado neste século.

Veja alguns exemplos de substâncias e microorganismos encontrados associadas à água.

Matéria Orgânica: pelo menos 50% dos constituintes do esgoto (efluente doméstico ou industrial), são substâncias orgânicas. Basicamente, estas substâncias possuem em sua estrutura átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, fósforo, enxofre e ferro, os quais atribuem características especiais ao efluente, como odor desagradável proveniente do gás sulfídrico.

Matéria Inorgânica: encontramos também uma grande quantidade de matéria inorgânica na água, dentre as quais os metais que são considerados prejudiciais ao ser humano (mercúrio, zinco etc.), pois atingem o sistema nervoso central, os ossos e os rins. Estão presentes nos esgotos industriais, fabricação de couro, indústria têxtil, tintas e corantes.

Microorganismos: os microorganismos, como bactérias, fungos, protozoários, vírus e algas estão sempre presentes em águas poluídas e fazem parte do sistema natural de depuração da matéria orgânica. As análises bacteriológicas que determinam e quantificam a presença de microorganismos nos esgotos são os coliformes.

Poluição do Solo

O solo é a formação natural que se desenvolve na porção superficial da crosta terrestre. É no solo que o homem constrói sua moradia e extrai a maior parte das substâncias que necessita para sua sobrevivência.

Os resíduos sólidos são os maiores causadores da poluição do solo. Muitos destes resíduos, como o lixo doméstico ou industrial por não serem degradados ou por demorarem muito para serem degradados na natureza, podem permanecer por muitos anos poluindo o meio ambiente. Existem ainda os esgotos e as águas da chuva que podem retornar ao solo com poluentes atmosféricas, contaminando assim o solo.

Nota de Franklin Oliveira

Muito bem leitores. Nessas primeiras postagens do Curso a Distância de Educação Ambiental pelo SENAI, falamos sobre a Ecologia, Biosfera e como ela é subdividida, falamos também sobre o Ecossistema e Habitat conhecendo os tipos de animais que vivem em cada habitat. Mostramos a importância das Cadeias Alimentares e como elas funcionam. Nas partes seguintes começamos a conhecer o que são os Ciclos Biogeoquímicos, quais os tipos de ciclos (água, carbono, nitrogênio, fósforo, ferro e oxigênio), vimos o que o Desequilíbrio Ecológico é causado pelas diversas formas de poluição (ar, água, solo) e como essas poluições causam sérios danos ao meio ambiente e a saúde da população.

Amanhã iremos dando continuidade aos assuntos e falaremos sobre A Questão Demográfica e outros aspectos que também compromete o Desequilíbrio Ecológico, os Hábitos de Consumo e suas Consequências e depois entraremos na questão da Conservação Ambiental. Quaisquer dúvidas referentes aos assuntos vocês podem deixar um comentário que irei responder. Então fiquem ligados no Sou Ecológico e desejo uma ótima leitura.

Att: Franklin Oliveira – Autor do Blog Sou Ecológico
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲