4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Blog Sou Ecológico - Curso a Distância de Educação Ambiental pelo SENAI - Parte 6

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

16 outubro 2012


Muito bem pessoal, chegamos ao terceiro dia do Curso a Distância de Educação Ambiental pelo SENAI e hoje falaremos sobre a Economia de Água, estarei passando algumas Dicas de economia, conheceremos sobre a Economia de Energia Elétrica e entraremos em um dos assuntos mais conhecidos a Agenda 21.

ECONOMIA DE ÁGUA

A água é fonte da vida e indispensável para a sobrevivência de qualquer ser vivo. A captação, o tratamento e distribuição de água são realizados pela empresa de saneamento local. Essa água é distribuída tanto para as áreas urbanas, como para as áreas industriais. 

A atual crise de abastecimento de água promete se estender pelos próximos anos por quase todo o território brasileiro. Por isso é necessário aperfeiçoar o uso deste bem, através de redução do desperdício, mudança de hábitos de consumo e implementação de sistemas de economia. A água é um bem precioso e escasso que pode faltar na cidade, no estado, no país, no continente e no mundo. Não deixe acabar!

Dicas de economia:

  • Reduza o tempo do seu banho. 10 minutos são mais que suficiente. Desligue o chuveiro para passar o xampu e o sabonete. Além de economizar água, você vai ajudar a diminuir também o consumo de energia elétrica.
  • Ao escovar os dentes ou fazer a barba, não deixe a torneira ligada o tempo todo. Abra a torneira apenas quando for enxaguar a boca ou o rosto.
  • Antes de lavar a calçada, varra bem para que o grosso da sujeira seja removido. Não utilize a mangueira. Encha um balde com água para lavá-la. Você vai economizar tempo e o efeito será o mesmo.
  • Para regar as plantas, utilize um regador. Faça isso no período da manhã ou ao entardecer quando o sol não está tão forte e a evaporação é menor.
  • Na cozinha, quando for lavar a louça, abra a torneira só quando for enxaguá-la.
  • Seu carro não precisa tomar banho todo dia como você. Deixe para lavar seu veículo nos finais de semana. Utilize um balde ao invés da mangueira.
  • Verifique regularmente as pias, privadas descargas, válvulas, caixa d'água, tubulações e torneiras.
  • Verifique sua caixa-d'água. Se ela estiver vazando, é sinal de que a bóia está com defeito e precisa ser trocada.
  • Quando verificar vazamentos de água nas ruas da cidade, ligue para o Serviço de Abastecimento e comunique o fato.

Economia de Energia Elétrica

A geração de energia, no Brasil, está baseada na produção pelas usinas hidrelétricas, que dependem da água dos rios para o seu funcionamento. O aumento no consumo de energia implica na necessidade de criação de novas usinas para suprir esta demanda.
As construções de usinas sempre implicam no alagamento de extensas áreas e consequentemente na destruição da natureza, gerando impactos para fauna e a flora, e também para os moradores das localidades onde as mesmas serão construídas. Assim, economizando energia, você está poupando o meio ambiente. Pense nisso!

Veja algumas dicas para a Economia de Energia Elétrica:

  • Chuveiro Elétrico
  • Geladeira/Freezer
  • Lâmpadas
  • Televisão
  • Ferro Elétrico
  • Máquina de Lavar Roupa
  • Ar Condicionado
  • Computador
  • Aquecedor Solar

No ato da compra:

Verifique se o produto tem o SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA que tem por objetivo orientar o consumidor, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria como: geladeira, freezer, ar-condicionado, coletor solar, lâmpada fluorescente compacta e circular.

O PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, também objetiva estimular a fabricação de produtos mais eficientes, contribuindo para a redução de impactos ambientais. Já o Selo CONPET de Eficiência Energética é destinado aos equipamentos consumidores de derivados de petróleo ou de gás natural como fogões, fornos e aquecedores de água a gás. 

Lar ecológico:

Edificações Sustentáveis - Arquitetos podem projetar construções ecológicas, utilizando: madeiras de reflorestamento, energia solar, reaproveitamento da água (principalmente para descargas no vaso sanitário), tecnologia para captação de chuva, camada de terra com vegetação para diminuir o aquecimento interno, sensores de presença para iluminação, ampla ventilação (janelas), tijolos de vidro e telhas translúcidas para aproveitar a luz natural etc. Árvores dão sombra e ajudam a refrescar a casa.

Energia é dinheiro. Não desperdice!

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲