Blog Sou Ecológico - Curso a Distância de Educação Ambiental pelo SENAI - Parte 7

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16 outubro 2012


AGENDA 21


A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do Sistema das Nações Unidas, governo e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana traz consequências para o meio ambiente. Constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de orientar para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, buscando a sustentabilidade ambiental, social e econômica, em todas as suas ações propostas.Conheça um pouco mais sobre a Agenda 21 clicando aqui.

Fases da Educação Ambiental

O desenvolvimento da Educação Ambiental no planeta surgiu com os principais eventos e iniciativas relacionados com a proteção ambiental. Veja como isso aconteceu:

  • Nos anos 60, o livro “Primavera Silenciosa” da jornalista Rachel Carson provocou um forte impacto sobre a consciência ecológica em diversos países.  A autora realizou uma pesquisa de abrangência mundial sobre os usos e abusos dos agrotóxicos e seus efeitos sobre o meio ambiente. Suas denúncias resultaram em mobilização de organizações não governamentais e pressão sobre as autoridades constituídas.
  • Conferência de Estocolmo: Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente aconteceu em junho de 1972, em Estocolmo, Suécia. Esta conferência é considerada um grande marco na história por ter chamado a atenção do mundo para a gravidade da situação ambiental. Um dos resultados da Conferência de Estocolmo foi a criação, em 1972, pela ONU, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA (UNEP- United Nations Environmental Program).
  • Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio: Esta Convenção, realizada em março de 1985, teve como objetivo discutir os mecanismos necessários para proteger a saúde humana e o meio ambiente contra os efeitos adversos, resultantes das modificações da camada de ozônio, estabelecendo medidas e desenvolvendo protocolos com este propósito. Como resultado desta Convenção, foi estabelecido o Protocolo de Montreal, de abrangência internacional, lançado em 1987, o qual estabelece diretrizes para controlar as emissões de substâncias que destroem a camada de ozônio tais como aquelas que contêm CFCs - Cloro Flúor Carbonos nas suas composições. Diversos países se comprometeram com o que foi estabelecido neste Protocolo, inclusive o Brasil.
  • Conferência Rio-92 ou ECO-92: Conhecida também com Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ou a Cúpula da Terra, foi realizada em junho de 1992. Na oportunidade estiveram presentes delegações nacionais de 175 países. A Conferência foi audaciosa ao permitir uma grande participação de organizações não governamentais (ONGs), que passaram a desempenhar um papel fiscalizador e pressionar os governos para o cumprimento dos compromissos firmados neste evento. Para saber mais sobre a Conferência Rio-92, acesse este link.

  • A Instituição da Política Nacional de Educação Ambiental: Em 27/04/99, o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sancionou a lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental.

O projeto de lei, de autoria do ex-deputado Fábio Feldman, tramitou no Congresso Nacional por seis anos. No processo de elaboração da lei, foram consultadas mais de trezentas entidades de todo o país, entre universidades, secretarias estaduais de meio ambiente e organizações ambientalistas.

Nota de Franklin Oliveira

Bem pessoal, hoje tratamos de alguns assuntos que já são bastante conhecidos por vocês, mais é sempre bom relembrar. Amanhã iremos falar sobre as Ações para Conscientização e a Prática da Educação Ambiental.
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Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

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