4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Blog Sou Ecológico - Curso a Distância de Educação Ambiental pelo SENAI - Parte 8

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

17 outubro 2012


AÇÕES PARA CONSCIENTIZAÇÃO E
PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Apresentaremos agora dicas e ações para a prática de educação ambiental nas empresas, escolas, bairros e ambientes domésticos.

Boas práticas nas empresas


No segmento industrial, as empresas vêm sofrendo grandes pressões em relação às questões ambientais, em função da Norma Internacional Ambiental ISO-14001. Um Programa de Educação Ambiental numa empresa deve ser contínuo e permanente, constituído de várias etapas. O ideal é adotar um programa que, além de promover a sensibilização dos empregados para as questões ambientais, possa igualmente oferecer suporte na implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) das empresas. Um bom exemplo de programa de Educação Ambiental na empresa é a realização da coleta seletiva que beneficia uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis.

Boas práticas nos bairros


Qualquer atividade sobre Educação Ambiental, quando direcionada a bairros ou comunidades, tem que considerar a história, a cultura e os costumes do local. O teatro, as gincanas, os festivais, os shows musicais e as campanhas podem ser recursos interessantes para divulgar as boas práticas ambientais. O ideal é envolver a comunidade na criação de ideias, personagens e símbolos, que devem estar de acordo com a realidade local. Oficina de vídeos, envolvendo a participação de todos é também uma excelente alternativa.

Boas práticas nas escolas


Nas escolas, tanto por exigência da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) quanto da nova Política Nacional de Educação Ambiental, os conteúdos de Educação Ambiental deverão ser integrados ao currículo através do que se chama "TRANSVERSALIDADE", isto é, "atravessando" as diversas áreas do conhecimento, de forma a criar uma visão global e abrangente da questão ambiental. No caso da Educação Ambiental, o profissional deverá estimular a aplicação do conhecimento de diversas disciplinas para análise de uma situação, considerando a dimensão cultural e natural do local, visando à transformação da realidade em benefício do meio ambiente.

Boas práticas no ambiente doméstico


Uma forma de garantir que seus filhos se tornarão futuros cidadãos, alinhados às novas tendências mundiais é informá-los sobre a Educação Ambiental. Explique a todos por que é importante não desperdiçar a água, energia e papel. Informe para onde vai o lixo que é gerado na sua casa e por que é importante reduzi-lo, assim como fazer a coleta seletiva doméstica. Se existir espaço para cultivar algumas plantas, incentive as pessoas a aproveitarem os restos de alimento como adubo.

Leve filmes educativos para casa e assista-os com sua família. Existem filmes interessantes disponíveis em bibliotecas ou em órgãos públicos. Alguns canais de televisão já oferecem também algumas opções de programas educativos relacionados com a questão ambiental. Diante das Ações para conscientização e prática da Educação Ambiental, pode-se afirmar que a educação ainda é o melhor meio de conscientizar as pessoas de que o meio ambiente precisa de cuidados.

Estratégias devem ser adotadas para a sustentabilidade como, por exemplo, parcerias de intercâmbio de informações entre municípios e compromissos de cooperação com governos locais. Estes devem levar em conta, principalmente, as especificidades e as características particulares de cada localidade, de cada cidade, e planejar o que deve ser desenvolvimento sustentável em cada uma dessas localidades. Clique no link abaixo e veja um exemplo de boas práticas ambientais: Ideia Luminosa - Lâmpadas de Água

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲