Inema realiza encontro de gestores ambientais em Barreiras

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

25 abril 2012

Traçar o planejamento para a gestão das Unidades de Conservação (Ucs) da Bahia é a proposta do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que inicia, nesta terça-feira (24), em Barreiras (a 905 quilômetros de Salvador), o XI Encontro da Diretoria de Unidades de Conservação. Durante cinco dias, será feita também uma avaliação das atividades realizadas em 2011

Para a diretora de Unidades de Conservação do Inema, Jeanne Sofia, esta é uma oportunidade para demonstração das conquistas obtidas, em 2011, e um momento de consolidar, junto aos gestores das Unidades de Conservação, as ações para os próximos anos. “Avançamos na criação das UCs, dos conselhos e já temos em andamento os planos de manejo das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Serra Branca – Raso da Catarina, da Bacia do Cobre – São Bartolomeu, de Joanes – Ipitanga e do Parque Estadual Sete Passagens” destacou.

A realização de encontros periódicos com todos os integrantes da equipe é uma importante ferramenta gerencial, através do compartilhamento de decisões e responsabilidades e da integração e motivação da equipe. “É também um momento de reflexão, troca e construção de conhecimentos sobre aspectos conceituais e práticos relacionados à gestão das UCs”, acrescentou Sofia.

Temas - Na programação serão discutidos temas como: os desdobramentos da Lei Estadual de Meio Ambiente para a gestão de UCs; diagnóstico de gestão e estratégia de implementação de Áreas de Proteção Ambiental (APA); metodologia para elaboração de Planos de Manejo; compensação ambiental e estruturação dos Conselhos Gestores de Unidades de Conservação.

Serviço

Local: Hotel Solar das Mangueiras – Barreiras – Bahia.
Público Alvo: Diretores, Coordenadores e Gestores de todas as Unidades de
Conservação do Estado da Bahia.
Data: 24 a 28 de abril de 2012

Programação

24/04/2012 – 2º dia (terça-feira)

Manhã

Apresentação da DIRUC – Balanço 2011 – 08:30/12:30h

Jeanne Sofia Tavares Florence e Coordenadores

Tarde

Planejamento e Gestão de Unidades de Conservação – 14:00/16:00

Ana Carla Souto Rocha e Leonardo Euller

Planejamento da Diretoria de Unidades de Conservação (cont.) – 16:20/18:00

Marcos Pinheiro (moderador)

Noite

Programação cultural – 20:30h

25/04/2012 – 3º dia (quarta-feira)

Manhã

Planejamento da Diretoria de Unidades de Conservação (cont.) – 08:30/12:30

Marcos Pinheiro (moderador)

Tarde

Planejamento da Diretoria de Unidades de Conservação (cont.) – 14:00/18:00

Marcos Pinheiro (moderador)

Noite

Programação cultural – 20:30h

26/04/2012 – 4º dia (quinta-feira)

Manhã

Planejamento da Diretoria de Unidades de Conservação (cont.) – 14:00/18:00

Marcos Pinheiro (moderador)

Tarde

Desdobramentos da Lei Estadual de Meio Ambiente para a gestão de UC – 08:30/10:30

Vanessa Arduina

Gestão de APA – Diagnóstico de gestão e estratégia de implementação

Leonardo Euller e Marcos Pinheiro

Noite

Programação cultural – 20:30h

27/04/2012 – 5º dia (sexta-feira)

Manhã

Metodologia para elaboração de Planos de Manejo – 08:30/10:30

Marcia Lenderman e Carolina Machado

Tarde

Compensação Ambiental

Tatiany Oliveira

Estruturação dos Conselhos Gestores de Unidades de Conservação – 10:50/12:30

Maísa Flores e Bruna Zagatto

Noite

Programação cultural – 20:30h

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲