Internauta pode indicar no mapa do SP + Limpa pontos viciados de descarte de lixo na capital
(Foto: Reprodução/G1)
SP + Limpa, série de reportagens sobre o lixo na capital paulista que serão veiculadas no Bom Dia São Pauloe SPTV, recebeu logo em seu primeiro dia mais de 260 denúncias de internautas de descarte irregular de entulho e detritos em São Paulo. Dezenas das denúncias estão acompanhadas de fotos, que ilustram a falta de consciência dos moradores e o descaso do poder público com o problema.
No primeiro dia, o ponto com mais denúncias foi o entroncamento do Viaduto da Gastão Vidigal com a Av. Mofarrej, na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo. Ao menos 17 internautas apontaram o local como um ponto viciado de descarte de lixo e entulho. “É um lixão a céu aberto. Esgotos entupidos, mau cheiro”, descreveu o internauta Isaias Pimentel.
A Rua Rouxinho, na Vila Dalva, também na Zona Oeste, foi indicada cinco vezes como alvo de descarte de lixo. Apesar de a série de reportagens se restringir apenas à capital, internautas de outras cidades, como Sorocaba, Piracicaba, Valinhos, São José dos Campos, Santos, Guarujá e Caraguatatuba, também apontaram pontos viciados de descarte. Na página do SP + Limpa os internautas poderão ainda calcular a quantidade diária de lixo que cada um produz.
Como participar
Os telespectadores podem fazer as denúncias diretamente por meio da página do SP + Limpa no portal de notícias da Globo, o G1. Depois de acessá-la, basta clicar no Mapa do Lixo, digitar o endereço do local que é alvo de descarte de lixo, clicar na seta verde e preencher as informações, como nome, comentário e foto (opcional), e, por último, selecionar a quantidade de lixo – pouco (azul), amarelo (médio) e vermelho (muito). Em seguida, é só clicar para enviar a sua denúncia.
Fonte: G1 Globo São Paulo