4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Cnia apresenta a Biblioteca Digital do Ibama

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

02 março 2012



Brasília (02/03/2012) – No dia 15/2/12, o Centro Nacional de informação Ambiental (Cnia) apresentou a Biblioteca Digital do Ibama aos servidores do instituto e às bibliotecas integrantes da Rede Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente (Renima).

A chefe do Cnia, Jorditânea Souto, afirmou que os serviços disponibilizados pela biblioteca digital possibilitam a visualização, em texto integral, de legislações, livros, monografias, teses e artigos de revistas, além de vídeos e imagens, o que torna o acervo do centro democraticamente acessível, podendo ser consultado remotamente em qualquer parte do mundo via internet.

Além dessas facilidades, a biblioteca digital oferecerá o serviço de disseminação seletiva da informação, que informa os usuários sobre novas obras incluídas no acervo da biblioteca, as quais vão ao encontro dos interesses previamente identificados no cadastro de cada usuário.

Assim, o centro, atento às necessidades de seus usuários e às possibilidades tecnológicas disponíveis para resposta a essas demandas, procura aperfeiçoar seus serviços e produtos, sabendo que a informação ambiental é de suma importância para um mundo sustentável. A agilidade e a precisão na disseminação dessa informação contribuem efetivamente para sua qualidade e é neste contexto que se insere a Biblioteca Digital do Ibama.

Segundo o diretor de Planejamento, Administração e Logística (Diplan/Ibama), Edmundo Filho, a Biblioteca Digital do Ibama é parte importante no resgate do Cnia como centro de referência em informação ambiental no Brasil, na América Latina e, potencialmente, no mundo, motivo pelo qual será apresentada também na Rio+20. Fonte: Ibama

Apresentação

A Biblioteca Digital do Ibama é uma iniciativa do Centro Nacional de informação Ambiental - Cnia, para disponibilizar on-line seu acervo de informações ambientais. Trata-se de uma ferramenta de apoio à pesquisa que torne mais ágil o acesso às informações. Objetiva, principalmente, expandir a divulgação desse conteúdo de forma planificada, alcançando o maior número de usuários, nas mais diversas localidades.

Seu acervo é composto por produtos informacionais em diferentes suportes como: publicações, legislações, periódicos, imagens, cartazes e vídeos. A biblioteca oferece os serviços de acesso a informações referenciais e, em alguns casos, o conteúdo completo do documento. Nesse último caso os documentos estão sendo disponibilizados de forma gradativa e sistemática, respeitando as características de cada um dos tipos de suportes informacionais. Fonte: Ibama

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲