4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Geleiras: Um espetáculo no Planeta Terra!

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

21 novembro 2011

As geleiras são os maiores objetos móveis que existem no mundo. São imensos rios de gelo que se formam em áreas em que o volume de neve que cai a cada inverno é maior do que o que derrete a cada verão. A escala das geleiras é realmente gigantesca - as que formam a cobertura de gelo que existe sobre a Groenlândia detêm gelo suficiente para envolver toda a Terra em um manto nevado de cinco metros de espessura. As geleiras da Antártida são tão pesadas que efetivamente alteram a forma do planeta. E, talvez o mais importante, 3/4 do suprimento total de água fresca do mundo estão congelados em forma de geleira.

A força inexorável das geleiras escava lagos, desgasta montanhas, dispersa estranhas formações rochosas pelo campo e reduz rochas a uma poeira fina. As águas geradas pelo derretimento de geleiras criaram as mais espetaculares inundações na história do planeta. Algumas geleiras represam rios, criando lagos por trás delas. Algumas se formam sob vulcões adormecidos - caso estes entrem em erupção, o magma quente explodirá o gelo e torrentes de água geradas pelo derretimento deslizarão encosta abaixo. Existe uma boa chance de que a paisagem na qual você hoje vive tenha sido moldada por geleiras milhares de anos atrás, durante as chamadas eras glaciais, quando as geleiras recobriam superfícies três vezes maiores do que as atuais.

Curiosidades sobre as geleiras

Geleiras alpinas podem ter de 10 a centenas de metros de espessura. Em alguns lugares, a camada de gelo da Antártida tem quatro quilômetros de espessura.

Cerca de 10% da massa terrestre do planeta está recoberta por geleiras.

Durante a mais recente era glacial, as geleiras recobriam cerca de 1/3 do planeta.

Cerca de 75% da água doce do mundo está congelada em geleiras.

A Antártida está coberta por quase 25 milhões de km3 de gelo.


Manter toda essa água congelada tem imenso efeito sobre o nível do mar. No fim da última era glacial, o nível do mar era 120 metros mais baixo.

Se todas as atuais geleiras derretessem (incluindo o gelo da Antártida, do Ártico e da Groenlândia), o nível do mar subiria cerca de 200 metros.


Clique na Seta ► para iniciar o slide de fotos.


Nota do Autor:

Cenas incríveis não? Fico impressionado e até sem palavras. 
 E você o que achou das imagens?

Fonte: Adrenaline Uol
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲