4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Os Maiores Desertos da Terra!

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

20 novembro 2011

Deserto, em geografia, é uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica. Como conseqüência, os desertos têm a reputação de serem capazes de sustentar pouca vida. Comparando-se com regiões mais úmidas isto pode ser verdade, porém, examinando-se mais detalhadamente, os desertos freqüentemente abrigam uma riqueza de vida que normalmente permanece escondida (especialmente durante o dia) para conservar umidade. Aproximadamente 20% da superfície continental da Terra são desérticos.

As paisagens desérticas têm alguns elementos em comum. O solo do deserto é principalmente composto de areia, e dunas podem estar presentes. Paisagens de solo rochoso são típicas, e refletem o reduzido desenvolvimento do solo e a escassez de vegetação. As terras baixas podem ser planícies cobertas com sal. Os processos de erosão eólica (isto é, provocados pelo vento) são importantes fatores na formação de paisagens desérticas.

Os desertos algumas vezes contêm depósitos minerais valiosos que foram formados no ambiente árido ou que foram expostos pela erosão. Por serem locais secos, os desertos são locais ideais para a preservação de artefatos humanos e fósseis. Sua vegetação é constituída por gramíneos e pequenos arbustos, é rala e espaçada, ocupando apenas lugares em que a pouca água existente pode se acumular (fendas do solo ou debaixo das rochas). As maiores regiões desérticas do globo situam-se na África (deserto do Saara) e na Ásia (deserto de Gobi).

A fauna predominante no deserto é composta por animais roedores (ratos-cangurus), por répteis (serpentes e lagartos), e por insetos. Os animais e plantas têm marcantes adaptações à falta de água. Muitos animais saem das tocas somente à noite, e outros podem passar a vida inteira sem beber água, extraindo-a do alimento que ingerem.

Clique na Seta ► para iniciar o slide de fotos.


Os 10 maiores desertos da Terra

01) Antarctic Desert (Antarctica) - 13,829,430 km²
02) Arctic - 13,700,000 km²
03) Sahara (Africa) - 9,100,000 km²
04) Arabian Desert (Middle East) - 2,330,000 km²
05) Gobi Desert (Asia) - 1,300,000 km²
06) Kalahari Desert (Africa) - 900,000 km²
07) Patagonian Desert (South America) - 670,000 km²
08) Great Victoria Desert (Australia) - 647,000 km²
09) Syrian Desert (Middle East) - 520,000 km²
10) Great Basin Desert (North America) - 492,000 km²


Nota do Autor:

Cenas incríveis não? Fico impressionado e até sem palavras. 
 E você o que achou das imagens?

Fonte: Adrenaline Uol
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲