SGA - ISO's - OHSAS e Auditoria Ambiental

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

25 outubro 2011


Abaixo disponho uma série de perguntas e respostas sobre: SGA - ISO's - OHSAS e Auditoria Ambiental. Essas perguntas foram a base para a prova que realizei sobre Auditoria Ambiental, foram retiradas de livros, artigos, vídeos, etc. Você pode encontrar na coluna lateral do blog alguns arquivos para download. 


O que é um Sistema de Gestão Ambiental?

É uma estrutura para que as empresas e organizações possam controlar e reduzir os seus impactos sobre o meio ambiente, melhorar suas operações e negócios, reduzir gastos com água, resíduos e energia, como também reduzir riscos de incidentes.

O que significa ISO 14001?

É uma norma internacional que define requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental.

O que é o Planejar, Checar, Fazer e Agir (PDCA)?

São quatro pontos de enfoque para a Gestão Ambiental.

O primeiro é Comprometimento que está relacionado com a Política Ambiental e o Planejamento (Planejar), onde irá guiar toda a organização.

O segundo é Fazer que está relacionada com o a Implementação e Operação (Prevenção), prevenir em vez de corrigir.

O terceiro é Checar que está relacionado com a Verificação e Ação Corretiva (Cuidado razoável e conformidade regulatória).

O quarto é Análise Crítica pela Alta Administração levando a Melhoria Contínua que está relacionada com o (Agir).

Qual a finalidade da ISO 14010?

Estabelece os princípios gerais aplicáveis a todos os tipos de auditoria ambiental. Está estruturada em três grandes temas: definições, requisitos e princípios gerais.

O que é a ISO 14011?

Ela estabelece procedimentos para condução, especificamente, de auditorias de Sistema de Gestão Ambiental. Está estruturada em quatro temas: definições; objetivos, funções e responsabilidades da auditoria do sistema de gestão ambiental; etapas da auditoria de sistema de gestão ambiental; e encerramento da auditoria.

Qual a finalidade da ISO 14012?

Estabelece diretriz quanto aos critérios que qualificam um profissional a atuar como auditor e como auditor-líder ambiental, tanto externo como interno.

O que é a norma OHSAS 18001?

 É uma norma sobre sistema de gestão da Segurança e da Saúde no trabalho.

Que tipo de informação encontramos na norma OHSAS 18001?

Como implantar um sistema de gerenciamento relativo a segurança e saúde do trabalho.

O que é uma Auditoria Ambiental?

A auditoria ambiental surgiu nos Estados Unidos no final da década de 70, com objetivo principal de verificar o cumprimento da legislação. No Brasil, a auditoria ambiental surgiu, pela primeira vez, por meio da legislação, no início da década de 90.

Um instrumento de gestão que compreende uma avaliação sistemática, documentada, periódica e objetiva sobre a organização, a gestão e os equipamentos ambientais, visando auxiliar e resguardar o meio ambiente, facilitando a gestão do controle das práticas ambientais e avaliando a compatibilidade com as demais políticas da empresa.

Auditoria Ambiental Interna

Realiza-se com fins internos pela organização ou em seu nome. Nesse caso a equipe de auditor forma parte da equipe auditada. Permite estabelecer um sistema de controle ambiental interno com menor custo, mais sacrifica a objetividade.

Auditoria Ambiental Externa

Se realizar por uma equipe de auditores desvinculados da empresa e independente da mesma. Esse tipo de auditoria permite uma melhor objetividade dos resultados, é mais benéfica.

Qual a diferença entre auditoria e fiscalização?

A auditoria não é uma lei, não pode punir, não é uma solução para todos os problemas ambientais da organização, assim como também não é obrigatória por isso não deve ser tratada como uma fiscalização.  Enquanto que a fiscalização pode levar a punição pois identifica infrações e é conduzida por órgãos governamentais detentores de poder de policia.

Auditor - Seguir as instruções do auditor líder; planejar e executar as tarefas que lhe foram incumbidas; coletar e analisar evidencia de auditorias; preparar documentos de trabalho sob a orientação do auditor líder;

Auditor-líder ambiental - É uma figura importante no processo de auditoria pois é responsável por assegurar ao cliente a eficiência  e eficaz condução e conclusão da auditoria.

Auditado - organização que está sendo auditada.

Equipe de auditoria - grupo de auditores, ou um único auditor, designado para realizar determinada auditoria: a equipe de auditoria pode também incluir especialistas técnicos e auditores em treinamento.

Cliente - organização que solicita a auditoria.


O que diferencia a fase I da fase II?

A fase I é genérica, envolve uma ampla variedade de questões. A fase II investigam questões específicas que causam preocupação ou os benefícios potenciais destacados durante a fase I. Fase III, ações corretivas para remover ou reduzir riscos ambientais identificados.

O que venha a ser auditoria “due diligence”?

O comprador que faz uma transação comercial com a compra de ações etc. realiza a  auditoria para assegurar que não há nenhum problema na área com relação a riscos ambientais, que não existe algum tipo de passivo ambiental. As auditorias correm em 3 etapas: Etapa I (Uma investigação e avaliação), II (um estudo intrusivo)  e III (Ações de corretivos).

Auditoria de Primeira Parte – Auditorias realizadas pela própria organização para determinar se o sistema e os procedimentos estão possibilitando e melhorando progressivamente.

Auditoria de Segunda Parte – Auditorias realizadas nos fornecedores potenciais ou anuais ou nos prestadores de serviços. Exercer pressão para melhorar o desempenho ambiental da cadeia produtiva como o todo.

Auditoria de Terceira Parte – São consideradas como serviços, são realizadas por organizações independentes da auditada, como uma empresa de auditoria ou um auditor especialista.

Auditoria de compra e venda – O auditado é a organização que está sendo vendida. Triângulo: cliente (cima), auditor (esquerda), auditado (direita)

Auditoria de conformidade legal – Cliente solicita uma auditoria na sua própria organização para verificar a conformidade legal. Linha: auditor e auditado/cliente.

Auditoria de fornecedor – A empresa (cliente) resolve fazer uma auditoria em um dos seus fornecedores. O cliente e o auditor são a mesma organização – auditado.

Auditoria Interna – Cliente, auditado e auditor fazem parte da mesma organização.




Essas perguntas foram a base para a prova que realizei sobre Auditoria Ambiental, foram retiradas de livros, artigos, vídeos, etc. Você pode encontrar na coluna lateral do blog alguns arquivos para download. 


Elaboração: Franklin Oliveira
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲