4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Questões sobre Auditoria Ambiental e SGA

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

30 outubro 2011


Abaixo disponho uma série de perguntas e respostas sobre: Auditoria Ambiental. Essas perguntas foram a base para a prova que realizei sobre Auditoria Ambiental, foram retiradas de livros, artigos, vídeos, etc. Você pode encontrar na coluna lateral do blog alguns arquivos para download. 


A Auditoria ambiental conforme o conama 306/202:
Processo sistematico e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências que determinem se as atividades, eventos, sistema de gestão e condições ambientais especificados ou as informações estão em conformidade com os critérios de auditoria ambiental.

Definição da auditoria ambiental:
A auditoria ambiental é um fator para uma efetiva politica de minimização dos impactos ambientais das empresas e de redução de seus indices de poluição. A auditoria amb. surgiu pela 1ª vez no Brasil, por meio da legislação, no inicio da decada de 90.

Cite alguns principais beneficios da auditoria?
Identificação dos passivos ambientais;
Redução de conflitos com os orgãos publicos responsaveis pelo controle ambiental;
Redução de conflitos e harmonização de relações com a comunidade;
Geração de oportunidades de redução  de custos, entre outros.

A diferença entre auditoria e fiscalização:
A auditoria não é uma lei, não pode punir, não é uma solução para todos os problemas ambientais da organização, assim como também não é obrigatória por isso não deve ser tratada como uma fiscalização.  Enquanto que a fiscalização pode levar a punição pois identifica infrações e é conduzida por orgãos governamentais detentores de poder de policia.

Como é realizada a auditoria na primeira parte dentro da organização? Qual a sua importancia?
A auditoria é aplicada pela propria organização para determinar se o sistema e os procedimentos estão possibilitando, e melhorando progressivamente, o desempenho ambiental da organização de acordo com seus objetivos. Serve mais para observar o andamento da empresa.

Sua importância: É melhorar a eficiência e deve ser vista como oportunidade positiva para que cada área se beneficie do trabalho da equipe de auditoria; Familiariza os funcionários dentro da empresa; O funcionário para auditar na organização passa por um treinamento.

Como é realizada a auditoria na segunda parte dentro da organização? Qual a sua importância?
São auditorias realizadas nos fornecedores potenciais ou atuais ou nos prestadores de serviço. Com finalidade de identificar os problemas reais para melhorar o desempenho ambiental da cadeia produtiva como um todo.

Quais as exigencias da terceira parte da auditoria?
A unidade auditada contrata os serviços de uma entidade certificadora. Os serviços podem ser de pessoa fisica ou juridica desde que seja certificada pelo inmetro.

Como é realizada a auditoria ou analise critica ambiental?
As organizações não posuem SGA formal ou abrangente, sua analise interna relacionanda as proprias operações ambientais  com finalidade de avaliar o nivel de atendimento as conformidades. Uma das principais motivações é o gerenciamento de risco da atividade atraves da abordagem pró-ativa.

As auditorias de conformidade podem realizadas em varios niveis, dependendo do escopo definido entre as partes interessadas, quais os criterios utilizados?
Tem que estar bem definido se será legislação federal, estadual, municipal etc. E a equipe de auditoria tenha pleno conhecimento dos criterios utilizados como referencia  para que possa identificar com eficiencia possiveis não-conformidades.

O que diferencia a fase I da fase II?
A fase I é generica, envolve uma ampla variedades de questões. Devido ao amplo escopo, não permite examinar minuciosamente todas as implicações das fraquezas e dos possiveis beneficio.  A fase II Investigam questões especificadas que causam preocupações, uma auditoria de fase I poderia identificar uma possivel contaminação no solo, a auditoria de fase II seria responsavel por investigar o local, coletando amostras e realizando analises com objetivo de comprovar se houve ou não real contaminação.

O que venha a ser auditoria “due diligence” ?
O comprador que faz uma transação comercial com a compra de ações etc. realiza a  auditoria para assegurar que não há nenhum problema na área com relação a riscos ambientais, que não existe algum tipo de passivo ambiental. As auditorias correm em 3 etapas: Etapa I (Uma investigação e avaliação), II (um estudo intrusivo)  e III (Ações de corretivos).

Qual a importancia da implementação da ASG nas organizações?
Utilizadas para determinar se asatividades de gestão ambiental estão em conformidade ou não com a documentação pertinentes ao sistema, se estão implementadas de fato, e se estão de acordo com a politica da organização.

Como é feita a execução da auditoria interna?
Busca o aperfeiçoamento e o monitoramento das normas traçadas pela empresa. Pode ser executada por pessoas da propria organização auditada assim como, independentes da unidade auditada. Uma auditoria interna é classificada pela primeira parte.

Como é feita a execução da auditoria externa?
É execudata por pessoas de confiança, sempre idependentes da empresa, sem qualquer subordinação a empresa que esta sendo auditada.  Uma auditoria externa é classificada pela segunda e terceira fase.

Quais as atribuições de um auditor Lider?
É uma figura importante no processo de auditoria pois é responsável por assegurar ao cliente a eficiencia  e eficaz condução e conclusão da auditoria, são inumeras as suas responsabilidades: determinar os criterios e o escopo da auditoria; obter informações necessárias e eficientes para atingir os objetivos da auditoria; formar a equipe de auditoria dentre outros.

Quais as responsabilidades do auditor ?
Seguir as instruções do auditor lider; planejar e xecutar as tarefas que lhe foram incubidas; coletar e analisar evidencias de auditorias;  preparar documentos de trabalho sob  a orientação do auditor lider; resguardar os documentos relativos a auditoria etc.


Essas perguntas foram a base para a prova que realizei sobre Auditoria Ambiental, foram retiradas de livros, artigos, vídeos, etc. Você pode encontrar na coluna lateral do blog alguns arquivos para download. 
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲