4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Estudantes criam Projeto com o objetivo de conscientizar população sobre o lixo.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

10 novembro 2013

Perfil da fanpage do Projeto Os Caças Lixo.

Já pensou em fazer algo para mudar a realidade de Salvador? E que tal começarmos pelos lixos espalhados aos quatro cantos da cidade? Afinal, o lixo acumulado ainda é um grande problema na capital da Bahia, e o agravante é que o próprio cidadão contribui para que essa situação permaneça, ao jogar lixo nas ruas e fora dos horários de coleta.

Pensando nisso, Filipe Mendes, 22 anos, pós-graduado em História Social e Econômica do Brasil pela Faculdade São Bento da Bahia e Maiara Nascimento, 19 anos, estudante de História do segundo semestre da UFBA, criaram no dia 15 de setembro deste ano, o Projeto Os caças lixo, com o intuito de estabelecer um espaço de diálogo com os soteropolitanos, “apresentar soluções, denúncias e informações sobre os cuidados com o meio ambiente”.

“Acreditamos que a falta de conscientização dos moradores é um dos principais motivos das ruas estarem sempre sujas, mesmo com a coleta do lixo sendo efetiva, a população não colabora. Assim, decidimos agir e criar uma página (fanpage) na rede social Facebook”, destacou Maiara Nascimento.

A página auxilia na conscientização e na busca de soluções diretas em relação à coleta de lixo na cidade, com as denúncias realizadas pela própria população, além de divulgar e incentivar a mudança de hábitos.
“Por meio da fanpage recebemos as queixas da população com relação aos seus bairros, principalmente os periféricos, em relação à coleta de lixo, a falta da coleta seletiva e a sujeira nos transportes público e demais problemas”, explicou Filipe Mendes.

Os criadores do Projeto Os caças lixo também buscam parceira com a Prefeitura de Salvador, para poder ampliar e divulgar tal ação.

“Queremos tornar essa página um veículo oficial informativo da prefeitura da cidade de Salvador, onde a prefeitura pode ampliar e divulgar as suas ações ambientais assim a população tomará conhecimento e perceberá que a atual gestão preza pelo bem do município”, pontuam.

Principais ideias do Projeto Os caças lixo:

  • Criar de um calendário de ações ambientais principalmente em 2014, porque Salvador irá sediar a Copa do Mundo e assim terá atenção mundial;
  • Expandir a coleta seletiva em todos os bairros;
  • Buscar parceria com as prefeituras bairro;
  • Buscar parceria público e privada para ampliar e divulgar o projeto;
  • Promover mutirões em praias e bairros para a conscientização da população soteropolitana;
  • Valorizar os dias 5 de junho (Dia do Meio do ambiente) e 21 de setembro (Dia mundial da Limpeza das praias) com ações por todos os bairros da cidade como parte do programa Salvador Limpa Já!;
  • Promover ciclos de arte, palestras e shows beneficentes que exaltem a causa da preservação ao meio ambiente.
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲