4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Guias do litoral norte do estado da Bahia recebem treinamento para um novo segmento do ecoturismo.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

24 outubro 2013


Está ocorrendo o primeiro treinamento de guias para observadores de pássaros, do Litoral Norte da Bahia, promovido pelo Projeto Floresta Sustentável, realizado pela Fundação Garcia D´Ávila com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental; o objetivo é capacitar profissionais para orientar, receber, assistir e conduzir turistas e visitantes com foco de interesse na observação de aves (birdwatching), bem como estimular a prática dessa atividade no Litoral Norte da Bahia, potencializando turismo e conservação da natureza. O curso ministrado pela Msc. Maria Antonietta Castro Pivatto, Bióloga/ornitóloga, guia especializada em ecoturismo e observação de aves, empresaria da Photo in Natura, com sede em Bonito – Mato Grosso do Sul, já atua na área há mais de 10 anos e é referência no mundo dos observadores de aves. “Observar as aves é uma atividade extremamente agradável, onde é possível estar próximo à natureza, aprendendo muitas coisas longe da sala de aula. Esta atividade auxilia os ambientes naturais, pois as aves precisam deles para sobreviver, e os visitantes destes lugares acabam por estimular sua conservação. E claro também gera emprego às pessoas envolvidas direta e indiretamente com este novo segmento de atividade”, comenta a bióloga. 

Segundo Alvaro Meirelles, coordenador técnico do Projeto Floresta Sustentável, o curso tem conseguido aguçar a percepção dos colaboradores do projeto e dos guias que atuam na Reserva da Sapiranga, assim “aponta como uma incrível ferramenta para o turismo especializado como estratégia de conservação ambiental, no qual o público está interessado em conhecer sobre a morfologia das espécies observadas, seus comportamentos, dimorfismo sexual e leva na bagagem troféus como fotos, memórias e cantos”. O olho de fogo rendado baiano (Pyriglena atra), um pássaro negro de olhos vermelhos com penas brancas no dorso, que vive em ambientes conservados ocorre na região, esta espécie encontra-se enquadrada na categoria de perigo de extinção pela lista oficial publicada pelo IBAMA. Podemos observar outras aves exuberantes como o surucuá com seu canto forte, o colorido tangará de penas azuis negras e vermelhas. “Logo praticar birdwatching (observação de pássaros) é contribuir para a conservação das espécies obsevadas”, complementa Meirelles."

Texto encaminhado ao F.C.O por Alvaro Meirelles 
Coordenador técnico do Projeto Floresta Sustentável.
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲