4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Sema e Inema iniciam curso para brigadistas voluntários.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

31 maio 2013


29.05.2013 - Treinar voluntários para a formação de brigadas estaduais ou regionais na Bahia é o objetivo do curso promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A ação que faz parte da Operação Bahia sem Fogo, do Governo do Estado acontece entre os dias 3 a 7 de junho, no município de Barreiras.

O curso com carga horária de 40h é voltado para funcionários municipais, agentes  comunitários, lideranças locais, representantes do sindicato dos trabalhadores rurais, organização não governamental (Ong’s) e associações. Durante a atividade os brigadistas irão participar de aulas teóricas e práticas, com a temática ligada à fiscalização, educação ambiental, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios florestais.  

A ação acontece desde 2007, e este ano pode contar com a formação de um novo tema sobre educação ambiental. A nova temática desenvolvida pela Sema, tem como palestrantes as técnicas Silvani Honorato e Amélia Santos, além da técnica em Fiscalização do Inema, Fabíola Cotrim, do Capitão Murilo Rocha e o Tenente Coronel Miguel Filho, especialistas em incêndios florestais.

Silvani, falou da importância de oferecer o treinamento para os brigadistas voluntários.  “Estimular engajamento coletivo e individual dos brigadistas, por meio de reflexões críticas sobre ações de Prevenção e Combate a Incendios Florestais de forma a atender aos príncipios da sustentabilidade”, disse.

Campanha – O programa Bahia sem Fogo é coordenado pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia formado por representantes de nove Secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como foco a mobilização das comunidades em todo território baiano, inicialmente nas regiões da Chapada e do Oeste devido às queimadas e incêndios florestais registrados durante o período de estiagem.

Cronograma dos cursos por cidade:

06 à 10/05 - Município de Pindobaçu
13 à 17/05 - Município de Senhor do Bonfim 
20 á 24/05 - Município de Santo Amaro 
03 á 07/06 - Município de Barreiras 
10 à 14/06 - Município Angical 
17 à 21/06 - No reduto Aticum - Indigena 
25 à 29/06 - Tabocas do Brejo Velho 
01à 05/07 - Santa Maria da Vitória 
15 à 19/07 - Município de Jaborandi 
22 á 26/07 - Município de Iraquara 
29 à 02/08 - Município de Lençóis

Fonte: Ascom/Sema
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲