4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Podemos ser classificados como “Sociedade lixo” - Entrevista com Renato Binoto.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

03 abril 2013


É rotineiro confundirmos o processo de reciclagem e reuso  Reciclagem parte do principio de geração de um resíduo e esse material descartado entrar em processo de reciclo e se tornar novamente o mesmo material e formato de origem. Já em se tratando de reuso eu posso reutilizar esse material em outras atividades.

Resíduo não é lixo!

Resíduo solido urbano não é lixo, nos produzimos o lixo ao misturar matéria organiza no lixo seco potencial a reuso e reciclagem.

A grande questão problemática desta atividade é a falta de conscientização permanente para destinação adequada de resíduos sólidos. Na maioria das vezes ate separamos nossos resíduos em nossas residências, porem não existe um canal estruturado para coleta e destinação adequada a esses materiais.

Extraímos, produzimos, consumimos e enterramos dinheiro, o ciclo não é fechado!

O que é logística Reversa; Logística reversa se subdivide 
em dois canais, sendo: pós-venda e pós consumo. 

Canal de pós venda, é a estratégia de retorno de produtos que não estão no fim da vida útil e que é necessário dar suporte ou serviço de garantia ao cliente. Já em se tratando do canal de pós-consumo, se trata da estratégia logística que permite viabilizar de forma econômica e ambientalmente de forma correta o retorno de matérias coletados ao termino da vida útil, potencializando a reciclagem e reuso de resíduos transformados em subprodutos objetivando minimização de impactos ambientais e ganho de custos em matéria prima virgem.

O que é a Politica Nacional de Resíduos Sólidos – A politica nacional é lei que regulamenta todas essas atividades reversas permitindo o controle e fiscalização em se tratando de geração e destinação adequada de resíduos sólidos. A lei foi sancionada em 2010, tendo um atraso de 20 anos e agora em 2014 entra em total vigor regulamentando a destinação adequada de resíduos sólidos gerados através de responsabilidade compartilhada e acordos setoriais.



CONFIRA TAMBÉM

Mais uma edição do programa 'Mais Ambiente' com a participação de Renato Binoto, professor, palestrante e consultor, atua nas áreas da Logística Reversa e Empresarial.


Conheça mais sobre: Renato Binoto
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲