Curso Teórico e Prático-Demonstrativo em Agricultura Orgânica.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

18 abril 2013


Módulo I - 29 e 30 de junho
Módulo II - 27 e 28 de julho
Módulo III - 31 de agosto e 1º de setembro
Módulo IV - 28 e 29 de setembro

Local: Sítio Catavento - Indaiatuba, SP
Fazenda Nata da Serra - Serra Negra, SP

Introdução

A exploração dos recursos naturais pelo homem para fins econômicos provocou profundas alterações sociais e ambientais em nosso planeta. As conseqüências são inúmeras e em alguns casos catastróficas. Em contrapartida, os estudos e evidências demonstram que a única esperança para prosperidade da humanidade é o uso responsável e racional destes recursos, ou seja, a busca por métodos de desenvolvimento sustentável em todas as vertentes da economia. No caso específico da agricultura, o sistema orgânico é o que mais se aproxima do ideal da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental, unindo o respeito ao meio ambiente, ao trabalhador e à sociedade com a viabilidade econômica. Surge assim a necessidade de profissionais capacitados para atender esta crescente demanda nos setores de produção, comercialização e exportação de produtos orgânicos.

Público-alvo

Agricultores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, estudantes, comerciantes, ambientalistas e demais interessados.

Objetivo

Capacitação para o desenvolvimento de atividades nas áreas de produção, comercialização e assistência técnica de produtos orgânicos oferecido em 4 módulos, sendo: Módulo I – Introdução à agricultura orgânica, dias 29 e 30/06/2013; Módulo II – Manejo ecológico e agro- floresta, dias 27 e 28/07/2013; Módulo III – Pecuária e processamento, dias 31/08 e 01/09/2013 e Módulo IV – Aspectos econômicos e sociais, dias 28 e 29/09/2013.

Formato

O programa consta de formação básica em agricultura orgânica, uma vez que aborda os conceitos fundamentais, bem como os critérios utilizados no planejamento e na aplicação prática. Serão abordadas todas as questões fundamentais da agricultura orgânica durante quatro fins de semana, sendo um módulo por mês, com carga horária total de 64 horas. As aulas teóricas darão fundamentos necessários para o entendimento do prático, e serão ministradas no período da manhã por profissionais conceituados, enquanto as aulas prático-demonstrativas ocorrerão no período da tarde, transferindo a experiência dos produtores orgânicos acompanhados pelo(s) professor(es) da manhã. À noite, após o jantar, serão apresentados vídeos como ferramenta-base para discussões e realização de trabalhos em grupo, bem como reuniões mais descontraídas para troca de experiências.

Programa

Módulo I - Introdução à agricultura orgânica

29 e 30 de junho

(Sítio Catavento - Indaiatuba, SP)

Abrange a definição e princípios da agricultura orgânica, manejo ecológico do solo, a importância dos centros de origem das plantas e sua resistência a pragas e doenças, análise de solos e equilíbrio de bases, a teoria da Trofobiose como ferramenta para o controle de doenças, e práticas agrícolas em ambiente protegido e campo aberto. 

Docentes: Ana Primavesi, Hasime Tokeshi, Fernando Ataliba, Fabiana Mongeli Peneireiro e José Lourenço Paes de Barros

Módulo II - Manejo agroecológico e agro-floresta

27 e 28 de julho

(Sítio Catavento - Indaiatuba, SP)

O Módulo 2 versa sobre história ambiental e sócio-cultural da alimentação no Brasil, manejo ecológico de pragas e doenças, uso multifuncional da terra e planejamento de sistemas agro-florestais biodiversos, o conforto ambiental da planta e seu equilíbrio nutricional. 

Docentes: Carlos Armênio Khatounian, Fernando Ataliba, Fabiana Mongeli Peneireiro e Patrícia Vaz 

Módulo III - Pecuária e Processamento

31 de agosto e 1º de setembro

(Fazenda Nata da Serra - Serra Negra, SP)

O Módulo 3 aborda pecuária e processamento, manejo e conservação de pastagens, sistemas ecológicos de produção (ambiência), controle de ecto e endo parasitas, homeopatia animal, produção de leite, industrialização (laticínios), pastejo rotacionado, arborização e consorciação e o Projeto Balde Cheio.

Docentes: Mário Ramos, Marco Aurélio C. M. Bergamaschi e Ricardo Schiavinato

Módulo IV - Aspectos econômicos e sociais

28 e 29 de setembro 

(Sítio Catavento - Indaiatuba, SP)

O agronegócio orgânico é o tema do Módulo 4. Serão discutidos certificação, aspectos legais, marketing, alternativas aos modelos atuais, comercialização, organização e análise estratégica, custo de produção, planejamento de produção, alimentação: saúde e qualidade de vida. 

Docentes: Marcelo A. B. Morandi, Nilson Antônio Modesto Arraes, Elaine Azevedo e Fernando Ataliba.

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲