4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Curso de Estruturação e Implementação de Consórcios Públicos de Saneamento.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

04 abril 2013


São cursos gratuitos para 50 participantes, com carga horária de 32 horas distribuídas entre os cinco dias da semana, e dirigidos a técnicos e gestores dos serviços municipais de saneamento e técnicos da Funasa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Situação do Manejo dos Resíduos sólidos no Brasil 
- Modelo de Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos 
- Aspectos da Gestão compartilhada dos Resíduos 
- Lei 11.445/2007  Lei de Saneamento Básico e decreto regulamentador Lei 12.305/2010  Resíduos Sólidos e decreto regulamentador 
- Lei 11.107/2005  Consórcio Público e decreto regulamentador 
- O processo de constituição de um consórcio público 
- O protocolo de intenções; 
- A estrutura da gestão compartilhada; 
- Etapas e procedimentos para a elaboração de consórcios 
- As possibilidades de constituição de consórcio na região 
- O processo de implantação de consórcio: 
- Estatuto social. 
- Contrato de rateio. 
- Normas de regulação dos serviços. 
- Etapas e processo de implantação. 
- Alteração e extinção dos contratos de consórcio público
- Aspectos gerais da administração do consórcio 
- Patrimônio e recursos financeiros 
- Execução das receitas e despesas 
- Fixação, reajustes e revisões de tarifas 
- Contribuições e subvenções econômicas de outras entidades 
- Convênios, termos de parcerias e contratos de gestão 
- Responsabilidades dos administradores 
- Gestão de pessoal 
- Orçamento, contabilidade e licitações do consórcio 
- Exemplos de consórcios públicos implantados no Brasil

Convênio Funasa/Assemae: A experiência acumulada na execução de Convênios da Cooperação Técnica entre FUNASA e ASSEMAE, tendo como exemplos o Convênio assinado em 2005, onde foram realizados 91 cursos que capacitaram aproximadamente 1900 participantes e o Convênio 00009/2007 com o Ministério das Cidades onde foram realizadas 13 oficinas que capacitaram aproximadamente 400 participantes, mostra assim a capacidade técnica da Assemae em gerenciamento de Convênios. Experiência esta que foi fundamental para o rico processo de construção de um novo Projeto de Convênio de Cooperação Técnica. Processo esse mais qualificado, mais aprofundado, com mais debates, com um maior detalhamento e especificidades definidas conjuntamente, numa demonstração de maturidade de ambas as partes.

Ressaltamos a importância para a Funasa e Assemae dos Convênios de Cooperação Técnica pela efetividade nos municípios contemplados, contribuindo com o fortalecimento e sustentabilidade de gestão dos serviços públicos municipais de saneamento, bem como com a melhoria das condições sanitárias da população e da salubridade ambiental.

OBJETIVOS

Ao final do curso Estruturação e Implementação de Consórcios Públicos os participantes serão capazes de aplicar a metodologia de constituição e implantação de consórcios públicos de saneamento básico. Aprenderão a identificar as diversas iniciativas para o cumprimento da legislação nacional sobre o tema e verão exemplos de consórcios de resíduos sólidos e de regulação e fiscalização dos serviços. Receberão informações sobre a motivação para a constituição de um consórcio público, as fases para a sua constituição e a proposição de cenários para a regionalização, assim como sobre os aspectos legais e institucionais.

O curso abordará ainda o processo de formação de um consórcio incluindo a elaboração de protocolo de intenções e sua ratificação pelo Poder Legislativo, estatuto social, contrato de rateio, normas de regulação dos serviços, e as etapas de implantação dos serviços. Serão ainda apresentados os aspectos gerais da administração do consórcio público.

CARGA HORÁRIA

O curso será realizado de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde, com um total de 32 horas/aula, no horário de 8 às 18 horas, sendo que na segunda-feira o curso terá início às 14 horas e, na sexta-feira, será concluído às 12 horas. Todo participante receberá apostila impressa e material didático em CD. A Funasa e a Assemae conferirão certificado aos participantes.

INSCREVA-SE: ASSEMAE
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲