4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Internauta flagra lixo jogado por prefeitura em pedreira abandonada.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

26 março 2013

Flagrante foi feito em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná.
Prefeitura admite problemas e promete remover os resíduos do local.

Entulhos jogados na pedreira foram 
flagrados por internauta do G1 (Foto: Arquivo pessoal)

Um internauta enviou ao G1 fotos de uma pedreira que fica no município de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná. As fotos mostram grande quantidade de lixo espalhado e um aparente abandono do local. Segundo o internauta, que preferiu não ser identificado, a situação preocupa os moradores da região. “Eu me criei ali. Agora moro na cidade, mas tenho parentesco lá. Fui andar de moto por ali para rever o lugar, vi todo aquele lixo e fiquei revoltado. Falam tanto que tem que fazer coleta seletiva e eles fazem esse negócio”, reclamou o internauta. Ele relata que caminhões da prefeitura da cidade são vistos constantemente depositando lixo no local.

Outra preocupação é com a possibilidade de o lugar virar criadouro do mosquito da dengue, já que há um lago com água parada. Segundo o internauta, a pedreira era explorada por uma empresa de asfaltamento antigamente, mas desde que passou a ser de domínio da prefeitura foi abandonada.

Moradores estão preocupados com a água parada, 
pelo risco de dengue (Foto: Arquivo pessoal)

Nota da Redação: O G1 entrou em contato com a prefeitura de Francisco Beltrão, que por meio de assessoria informou que a gestão atual tomou conhecimento do caso apenas após o contato da reportagem. Uma reunião foi marcada para quarta-feira (27), na qual representantes das secretarias de Meio-Ambiente e Urbanismo irão debater possíveis soluções com representantes do Instituto Ambiental do Paraná.

Ainda segundo a prefeitura, o próximo passo é levantar quais empresas estão despejando lixo no local, e verificar se há autorização para isso. Sobre a denúncia de que a própria prefeitura está jogando lixo no local, a assessoria confirmou que um mutirão de combate a dengue que foi realizado na cidade utilizou o espaço para descartar o lixo recolhido das casas. Segundo a administração, uma família foi instalada no local para fazer a separação, da qual dois terços do entulho foram encaminhados para reciclagem. O restante foi considerado material inerte e deve ficar no local até que uma solução seja encontrada pelas autoridades.

Prefeitura admite que jogou lixo na 
pedreira abandonada (Foto: Arquivo pessoal)

Fonte: G1 Globo PR
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲