4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Camaçari - Ba: Morro da Manteiga passa por processo de revitalização.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

11 dezembro 2012

Prefeitura revitaliza Morro da Manteiga
Foto: Marcelo Ferrão

Publicada em: 10/12/2012 às 18:12
Autora do texto: Elizete Reis

Considerado um patrimônio natural de Camaçari, o Morro da Manteiga, uma elevação situada ao norte da cidade entre os bairros Novo Horizonte, Nova Vitória e Natal, passa por um amplo processo de revitalização. O intuito é recuperar o local após a degradação sofrida ao longo dos anos em função da erosão natural causada pela chuva, pela ocupação desordenada do local e pela ocupação irregular feita por empresas da construção civil.

A proposta é de que a partir das intervenções realizadas seja possível disciplinar o escoamento das águas, recuperar e revitalizar as encostas e criar condições para que o Morro da Manteiga retorne ao estado natural de estabilidade. Para isso, a Prefeitura atua na execução de duas obras distintas realizadas através dos projetos HBB (Habitar Brasil Bird) e das intervenções de Revitalização da Bacia Integrada do Rio Camaçari, considerada a maior obra urbanística do Município. 

As intervenções realizadas pelo projeto HBB compreendem a construção das encostas no entorno das 166 unidades habitacionais destinadas às pessoas que moravam em áreas de risco na beira do rio, no bairro Nova Vitória. No trecho foram realizados serviços de contenção no pé das encostas e de construção das valetas horizontais e em degraus, que servem para facilitar o escoamento da água da chuva até o canal central, de onde é direcionado para o leito do rio Camaçari.

Os próximos passos consistem na edificação dos muros de contenção, no serviço de terraplanagem,n a regularização das encostas e da área que sofreu erosão e na drenagem.

Paralelo às obras realizadas através do HBB são executadas intervenções que integram a quarta frente de trabalho do projeto de Revitalização da Bacia Integrada do Rio Camaçari. A obra foi iniciada pelos serviços de terraplanagem e dragagem do material que, ao longo do tempo desceu do morro em função da erosão e foi depositado no leito do rio Camaçari.

De acordo com a Sehab (Secretaria da Habitação), o material retirado no processo de dragagem do rio está sendo devolvido ao morro e serve para cobrir as erosões e fazer o serviço de terraplanagem, no intuito de regularizar as encostas e em seguida iniciar o serviço de drenagem.

Após esta fase, será iniciada, em aproximadamente dois meses, a etapa de reflorestamento e revegetação com biomantas feitas de fibras de coco. A proposta é de que o material seja estendido por toda a encosta, a fim de criar um ambiente com umidade favorável para a abertura de covas para disposição de adubos e realização do plantio de árvores frutíferas, ornamentais e típicas da região.

Prevista para ser concluída no final do próximo ano, a obra inclui ainda a construção de uma via de acesso na base do morro, no intuito de facilitar a manutenção das intervenções em andamento, assim como contribuir para a mobilidade urbana, uma vez que a via ligará os bairro Novo Horizonte, Nova Vitória e Natal.

Mais do que recuperar o Morro da Manteiga e com isso garantir mais segurança para as pessoas que moram nas proximidades, a obra irá contribuir diretamente para a recuperação do rio Camaçari, pois vai evitar que o material da erosão do morro seja depositado novamente no leito do rio. Atualmente, 100 homens trabalham na execução das obras com o auxílio de 50 máquinas, entre caçambas, retroescavadeiras e tratores.

Está não é a primeira vez que a Prefeitura realiza intervenções no Morro da Manteiga. Em 2008, a Seinfra (Secretaria da Infraestrutura) recuperou 35 mil metros quadrados da área do morro e realizou serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e construção de passeios na área da base do morro. Dois anos depois, a Seinfra executou outra etapa da obra com a recuperação de cerca de 30 mil metros quadrados de área, que passaram por serviços de terraplanagem e plantio de grama.

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲