4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Morador de Nova Friburgo, RJ, filma momento do deslizamento de pedras.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

13 novembro 2012


Deslizamento de pedras atingiu 20 casas em Conselheiro Paulino.
Equipes da Defesa Civil continuam trabalhando no local.

Um morador do distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, conseguiu registrar o momento em que as pedras rolaram na tarde desta terça-feira (13) na localidade Três Irmãos. O vídeo gravado por Agnaldo José do Espírito Santo Júnior, cedido ao RJ Inter TV 2 ° Edição e ao G1, mostra o deslizamento que atingiu 20 casas na localidade de Três Irmãos. As equipes da DC continuam trabalhando no local e não há confirmação de vítimas. Segundo o Corpo de Bombeiros, até as 18 horas, apenas duas pessoas tiveram ferimentos leves.

De acordo com a assessoria de imprensa do município, as casas atingidas estavam interditadas e aparentemente desocupadas já que trata-se de uma área de risco mapeada pela prefeitura. A cidade continua em alerta máximo. Todas as 35 sirenes em 24 comunidades do município foram acionadas na manhã desta terça-feira.

Na manhã desta terça-feira, uma casa já havia sido atingida por uma pedra no mesmo local. No entanto, o imóvel estava interditado e desocupado e ninguém ficou ferido. Cerca de 30 pessoas continuam instaladas em um ponto de apoio no bairro Floresta, também no distrito de Conselheiro Paulino. Em 24 horas, choveu o equivalente para 20 dias de novembro na cidade, segundo a Defesa Civil Estadual.

De acordo com o Grupo de Previsão e Monitoramento, permanecem as previsões de chuvas de intensidade moderada. A Defesa Civil pede que os moradores da Região Serrana, do Vale do Paraíba, do Norte e do Centro-Sul prestem atenção aos comunicados do órgão. Na Região Serrana, as cidades de Bom Jardim, Trajano de Morais, Nova Friburgo, Carmo, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto e Cordeiro têm risco de deslizamentos.

Bairro foi devastado em tragédia de janeiro de 2011

Essa mesma área atingida no bairro Três Irmãos também foi devastada no temporal de janeiro de 2011, quando mais de 900 pessoas morreram na Região Serrana do Rio. As casas destruídas pelo deslizamento ocorrido na tarde desta terça estavam interditadas desde a tragédia que completará dois anos em 2013.

De acordo com a assessoria de imprensa do município, após uma inspeção preliminar da Defesa Civil, as casas atingidas estavam interditadas e aparentemente desocupadas já que trata-se de uma área de risco mapeada pela prefeitura. A cidade continua em alerta máximo, fazendo com que todos os moradores das 40 áreas de risco da cidade deixassem suas residências. Nesta manhã, todas as 35 sirenes em 24 comunidades do município foram acionadas.

Até as 15h, cerca de 30 pessoas ainda estavam instaladas em um ponto de apoio no bairro Floresta, também no distrito de Conselheiro Paulino. Em 24h, choveu o equivalente para 20 dias de novembro na cidade, segundo a Defesa Civil estadual.

Confira a notícia original com vídeo: G1 Globo
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲