
ECOLOGIA
Agora vamos estudar sobre Ecologia. Você sabe o que é Ecologia e o que ela tem a ver conosco? As informações abaixo ajudarão você a descobrir por que a Ecologia faz parte de nossa vida.
Ecologia é o estudo de nossa casa (planeta). Dentro dela existem vários cômodos (camadas) e os seres vivos que a habitam.
A palavra ECOLOGIA deriva do grego, assim sendo:
ECO = oikos = casa
LOGIA = logos = estudo
O termo "ECOLOGIA" foi criado por Hernst Haekel, em 1869, e significa, em seu sentido mais amplo, "o estudo das relações dos seres entre si e o ambiente com que estes convivem".
Como esses seres se relacionam? O que comem? Como dormem? É o que veremos a seguir.
Biosfera
Apesar de a Terra ser "a grande casa" de todos os seres, a vida só é possível numa camada muito estreita denominada Biosfera. É na Biosfera que todos os seres vivos encontram os elementos básicos necessários para todos os processos da vida, tais como: luz, calor e água. Biosfera significa "camada da vida".
Esta camada chega a 7 km acima do nível do mar e cerca de 6 km abaixo deste nível. No total não ultrapassa 15 km. A sua representatividade de espaço quando comparada com os 14.000 km, que é o diâmetro total da Terra, não chega a ser tão significativo.
A Biosfera é subdividida em três regiões:
- Atmosfera – é representada pela camada gasosa que circunda toda a superfície da Terra e envolve a hidrosfera e a litosfera.
- Hidrosfera – é representada pelas águas dos rios, lagos e oceanos.
- Litosfera – é representada pelo solo e por rochas.
A composição da Biosfera varia continuamente como resultado da atividade biológica de todas as espécies que nela vivem. Esta composição vem sendo alterada ao longo de milhões de anos, desde a formação do planeta e, graças a isto, diversas formas de vida surgiram e evoluíram. O ser humano é uma das espécies mais novas que surgiram na Terra. Todos os outros seres vivos surgiram bem antes, a exemplo dos dinossauros.
Ecossistema / Habitat
Ecossistema
É um espaço onde ocorrem as relações entre os seres vivos e o ambiente em que estes habitam. Todo o Ecossistema é constituído de elementos Abióticos e Bióticos. Os Abióticos são elementos referentes ao meio físico como ar, solo, água e todos os minerais. E elementos Bióticos se referem aos seres vivos como, por exemplo, as árvores e os animais.
Em um Ecossistema, as árvores utilizam a luz do sol e os sais minerais para se desenvolver e crescer e, também, servem de alimentos para outros seres vivos ali presentes.
Habitat
Habitat é o local onde uma espécie vive e de onde ela retira tudo que é necessário para a sua sobrevivência.
Por exemplo, o habitat dos peixes é composto das águas dos rios ou mares. São nessas águas que eles encontram seus alimentos e as condições necessárias para sua vida.
Já o habitat dos pinguins são as regiões geladas do sul do planeta. O gelo e a temperatura baixa dão aos pinguins características especiais que não lhes permitem sobreviver em lugares quentes.
Já as onças vivem em habitats de florestas tropicais, onde encontram seus alimentos e todas as condições para sua vida.
Tipos de seres
A natureza tem vários tipos de seres vivos com diferentes formas e funções. Esses seres se relacionam como poderemos ver a seguir:
Seres produtores ou fotossintetizadores - são seres capazes de utilizar a luz do sol para produzir seu próprio alimento. Também são chamados de seres AUTÓTROFOS, ou seja, que produzem sua própria energia. Exemplo: as plantas.
Seres consumidores - são seres que necessitam de outros seres para se alimentarem já que não possuem a capacidade de transformar a luz do sol em alimento, como fazem as plantas. Também, são chamados de seres HETERÓTROFOS. Exemplos: animais, como o boi que se alimenta das plantas.
Seres decompositores - São seres que fazem a decomposição (apodrecimento) de animais ou plantas, transformando-os em substâncias simples para que as plantas as absorvam. Exemplos: microorganismos como fungos e bactérias.
CADEIAS ALIMENTARES
Nas cadeias alimentares, uma espécie pode servir de alimento para outra, e esta por sua vez para outra, e assim sucessivamente. Ao morrer, através da ação dos seres decompositores, uma espécie, pode se transformar em nutrientes para o solo, os quais serão absorvidos pelas plantas que servirão de alimento para outras espécies, dando continuidade a um ciclo perfeito, no qual nenhum resíduo é gerado.
Exemplos:
Na água, os peixes menores se alimentam de plantas aquáticas. Os peixes maiores se alimentam dos pequenos, e estes servem de alimento para as garças. Já os jacarés se alimentam das garças e quando morrem são decompostos por fungos e bactérias, dando, assim, continuidade ao ciclo da Cadeia Alimentar.