4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Salvador - Bahia - Projeto de Mobilização Social contra a dengue.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

02 setembro 2012


O Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia, é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, em parceira com a Fundação Luís Eduardo Magalhães, Secretaria da Saúde de Salvador e outros nove municípios baianos.

Iniciado em novembro de 2010, o projeto já cumpriu as etapas de preparação, de formalização institucional (com assinatura de termo de adesão entre Estado e municípios), de capacitação dos coordenadores municipais, de sensibilização de parceiros, de visita aos bairros, de capacitação de agentes de controle de endemias em todos os municípios participantes e capacitação de articuladores, que são moradores dos bairros com maiores índices de infestação, voluntários do projeto. Em cada município, a mobilização social é organizada por coordenadores vinculados à Secretaria Municipal da Saúde.

Nos bairros selecionados, os coordenadores identificam cinco articuladores, voluntários com liderança e capacidade de comunicação para promover a mobilização em suas comunidades. Como são cinco articuladores por bairro, e 10 bairros por município, isso significa o engajamento de 500 articuladores no projeto, na soma dos 10 municípios participantes. Em Salvador, o Projeto vem atuando em 10 bairros, selecionados pelos altos índices de infestação e a quantidade de casos notificados de dengue. São eles: Alto do Cabrito, Canabrava, Curuzu, Liberdade, Mata Escura, Tancredo Neves, Sussuarana, Fazenda Coutos, Itacaranha e Periperi.

Uma das últimas atividades realizadas pelo projeto é a promoção de mutirões nos bairros participantes, com o apoio da comunidade e dos parceiros. A ação engloba recolhimento de lixo e entulhos, visitas aos domicílios, orientação educativa, eliminação dos criadouros, panfletagem e certificação de estabelecimentos parceiros, objetivando sensibilizar o cidadão quanto à importância da organização e da mobilização comunitária.


Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲