Dicas: Repelentes naturais.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

19 agosto 2012

Não é de hoje que escutamos falar mal sobre o uso de repelentes artificiais vendidos geralmente em mercados e farmácias. Especialistas alegam que esses produtos contém componentes que fazem mal tanto a camada de ozônio quanto a saúde humana e dos animais.

Para evitar riscos, a melhor maneira é contar com a sabedoria da natureza, que oferece diversas plantas que exercem o papel de repelir insetos e ainda trazem aromas agradáveis para seu lar. Conheça algumas:

Citronela


É um repelente bem famoso. Pode ser  cultivado tanto no vaso quanto no jardim. O cheiro é parecido com o do eucalipto e, segundo a aromaterapia, tem propriedades tônica, anti-séptica e desinfetante.A planta repele até mesmo mosquitos da espécie Aedes aegypti (transmissor da dengue).

Andiroba


Seu efeito inseticida age especialmente no mosquito da dengue. Mas os óleo dessa árvore também é  utilizado para contusões, inchaços, reumatismos e cicatrizações.

Manjericão


Além de saboroso e nutritivo como tempero, sua planta espanta pernilongos devivo ao cheiro que ela exala. A melhor forma de cultivar essa erva é ao ar livre ou então em vasos em áreas fechadas. O manjericão deve ficar perto das janelas ou portas por onde os mosquitos geralmente entram.

Hortelã


Além de muito usada na culinária e nos cosméticos, o hortela é repelente de mosquitos, ratos e pulgões.

Cânfora


Seu cheiro é inibidor de aranhas e traças. Portanto, é recomendável a diluição em álcool para o seu borrifamento nas paredes e armários.

Arruda


É repelente de mosquitos e ratos.

Fonte: Green Nation
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲