4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

MPF-BA apura plágio em estudo ambiental do projeto Porto Sul.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

07 junho 2012


Órgão afirma que parágrafos foram copiados de artigo científico de 2007. 
Se confirmado, responsáveis podem ficar presos de três a seis anos.

Do G1 BA

Uma investigação do Ministério Público Federal (MPF), em Ilhéus, município na região sul da Bahia, aponta a suspeita de plágio nos estudos ambientais apresentados por uma empresa de engenharia para realização do empreendimento Porto Sul, informa o órgão nesta quarta-feira (6). Segundo a investigação do procurador Eduardo El Hege, a empresa copiou integralmente parágrafos de um artigo científico datado de 2007, sem indicar o crédito.

O MPF afirma já ter acionado "com urgência" o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), solicitando verificação e providências a respeito dos indícios de plágio. O Ibama afirma que o caso foi abordado na audiência pública no início de junho e já foi encaminhado à Diretoria de Licenciamento (Dilic), que analisa a situação. Também foi solicitada abertura de inquérito policial sobre o caso à Polícia Federal.

Em nota, o MPF retrata que constatou que as informações encaminhadas eram "como se fossem estudos de impacto ambientais atuais e específicos do empreendimento". Acrescenta ainda que até os dados das tabelas do artigo originais foram modificados "de maneira aleatória e grosseira". O G1 entrou em contato com a empresa responsável pelo estudo, mas ainda não obteve retorno.

É considerado crime, de acordo com a Lei 9.605/98, apresentar "estudo, laudo ou relatório ambiental total ou parcialmente falso ou enganoso". Por isso, o MPF afirma que, caso se confirme o plágio, os autores podem ser acionados judicialmente e condenados à pena de prisão de três a seis anos, além de multa. 

Procurada pelo G1, a empresa de engenharia que apresentou os estudos ficou de enviar uma nota sobre o assunto.

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲