4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Blog Sou Ecológico - Dia Mundial do Meio Ambiente.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

05 junho 2012

A criação da data foi em 1972, em Estocolmo, na Suécia, aberta em 5 de junho em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas. Desde então é celebrado anualmente no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A pauta principal da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

Os principais objetivos das comemorações são:

1. Mostrar o lado humano das questões ambientais; 

2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; 

3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; 

4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações para que venha preservar o meio ambiente. Se cada um fizer sua parte e deixasse simples maus hábitos como jogar o lixo no chão, separando os resíduos, cumprindo o seu papel de cidadão ajudando ao meio ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente (ou WED, na sigla em inglês) é uma data internacional para ação positiva pelo meio ambiente. É uma celebração que vem crescendo a cada ano, a ponto de se tornar o maior e mais comemorado dia de ação ambiental. A celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente acontece sempre no dia 5 de junho.



Uma pequena inspiração de uma manhã de domingo um texto singelo, que vem do coração inspirado por Gaia a Mãe de todos nós. Por minha amiga e irmã Margarida guerreira da Luz do Site Portal da Luz, a Gaia a Mãe Terra e a ela meu eterno Amor e Gratidão. Com Amor pela Humanidade.
Imagens e vídeo reeditado por Sergio Carvalho
Produzido e adaptado por Sergio Carvalho
Musica Kitaro The Best



Referências

BARROS, Jussara de. Brasil Escola. Dia do Meio Ambiente e Ecologia. Disponível em: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm. Acesso em: 04 jun. 2012.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 5 de Junho Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/ecologia/home.html. Acesso em: 04 jun. 2012.

PNUMA. Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Dia do Meio Ambiente 2009. 5 de Junho. Disponível em: http://www.ipc-undp.org/dmma/evento.htm. Acesso em: 04 jun. 2012.

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲