4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

MMA - Abertas inscrições para a Corrida Verde

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

25 abril 2012


24/04/2012 - Uso de camisetas recicláveis, troféus produzidos a partir de lixo e incentivo à coleta seletiva são diferenciais do evento, que objetiva fortalecer a mobilização social sobre a Rio+20, que discutirá o desenvolvimento sustentável


Sophia Gebrim

Um evento na manhã desta terça-feira (24/04) deu inicio às atividades da 1ª Corrida Verde de Brasília: DF Rumo à Rio+20, agendada para o próximo dia 3 de junho. A prova, que já está com as inscrições abertas, fortalece a mobilização social em torno da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e abre as atividades da Semana do Meio Ambiente, comemorada neste ano de 3 a 9 de junho. A expectativa é que 2,5 mil pessoas se inscrevam e participem das provas, com percursos de cinco e dez quilômetros, partindo do Teatro Nacional e terminando na Esplanada dos Ministérios.

A expectativa do assessor extraordinário do Ministério do Meio Ambiente para a Rio +20, Fernando Lyrio, é que a corrida seja algo além de um evento esportivo, com amplitude de mensagem em favor da qualidade de vida, cidadania e sustentabilidade, o que insere o evento na ideia de construção social no processo da reunião promovida pela ONU. "Além da discussão de questões ambientais, a Rio+20 quer levar a sociedade a pensar de forma diferente, buscando reflexões sobre desenvolvimento e como levar essas melhorias para o nosso dia a dia".

 Pegada ecológica

A preocupação ambiental da competição vai desde o uso de camisetas produzidas com material reciclável (neste caso, poliamida), até a confecção de troféus a partir de lixo urbano. "A integração do atleta com o meio ambiente é algo espontâneo pois a maioria têm preocupação em cuidar da saúde, do bem estar e da sociedade onde vivem", destaca o diretor de Políticas de Desenvolvimento Sustentável do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e membro do Comitê DF Rio +20, Adroaldo Quintela, organizador do evento.

Apoiada pelo Ministério do Meio Ambiente, a prova conta com o incentivo do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, da Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe), onde foi lançada a promoção, e da Secretaria de Esporte do Distrito Federal. Como parte das iniciativas ecológicas da iniciativa, também está previsto o plantio de mil mudas de árvores no Jardim Botânico de Brasília, como doação da Assefe, e o uso de carro elétrico e bicicletas durante o evento. Todo o material recolhido após o evento será reciclado por meio de coleta seletiva. No local também estará disponível um estande para recolhimento de garrafas pet e lixo eletrônico.

As inscrições poderão ser feitas no site: www.corridaverdedf.com.br

Fonte: MMA
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲