4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Ibama impede desmatamento ilegal em Nova Monte Verde/MT

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

21 abril 2012


Sinop (20/04/2012) - Dentro das ações da operação Guardiões da Amazônia, uma equipe do Ibama chegou a tempo de evitar um crime ambiental na floresta amazônica, na madrugada de ontem na região do município de Nova Monte Verde/MT. Na área estava tudo pronto para uma grande extração de madeira. Dois homens foram presos e serão multados.

Foram apreendidas uma motocicleta, uma arma de fogo, grande quantidade de combustível para abastecer motosserras, além de muito alimento, indicando que outras pessoas seriam arregimentadas para a empreitada. Segundo o coordenador da equipe, Bruno Barbosa, a área é conhecida na região pelos órgãos de segurança pública como "Faixa de Gaza", por se tratar de alvo de disputas violentas entre grileiros rivais.

A partir de dados fornecidos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais –(INPE), o Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama passa as informações às bases, que fazem a vistoria em campo, permitindo, assim, rastrear o desmate, a extração e o transporte da madeira ilegal.

"O excelente resultado em Nova Monte Verde, evitando esse grande crime ambiental é o coroamento de uma estratégia que alia tecnologia a um quadro de servidores altamente qualificados", avalia o titular da Gerência Executiva do Ibama em Sinop, Evandro Selva. Segundo ele, há uma cadeia que deve ser combatida, a qual se inicia na fase da extração da madeira, passa pela queima e inevitavelmente culmina no desmatamento.

A operação Guardiões da Amazônia, por meio de suas equipes aérea e terrestre, seguindo os indicativos fornecidos pelos satélites, promoverá fiscalização intensa no Mato Grosso. Se necessário, serão utilizados instrumentos legais como embargos, multas, apreensões e prisões como forma de punir quem insiste em degradar a floresta amazônica.

Badaró Ferrari
Ascom – Ibama
Foto: Ibama
Fonte: Ibama
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲