Conheça o que é um Fogão ou Forno Solar e como funciona

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

06 abril 2012

O fogão solar foi criado em 1767 por Horace Benedict de Saussure, um naturalista suíço batizado como o avô da cozinha solar. Ele construiu um fogão com parâmetros de uma caixa, e utilizou para o cozimento de frutas que alcançou a temperatura de 88°C. Ele foi ao longo do tempo sendo aperfeiçoado por Adams em Bombaim, Herschel na Inglaterra e Mouchot na França que exibiu o seu fogão na Feira Mundial de Paris em 1878, cozinhando uma libra de carne em pouco mais de vinte minutos. Em tempos atuais, a captação da energia solar para o preparo de alimentos é uma atividade muito realizada em países como Peru, Índia e China. De acordo com estudos, o número de fogões solares em operação nestes países chega a 100.000 unidades.

Horace Bénédict de Saussure

Entidades como a UNESCO e a Aparelhos de Cocção Solar Internacional (SCI, sigla em inglês) desenvolvem e financiam projetos que visam o uso de fogões solares em países africanos como Zimbabwe e Kenia. No Kenia, a Aparelhos de Cocção Solar Internacional (SCI) financiou um programa que permitiu a compra de fogões solares para mais de 15.000 famílias que vivem nos campos de refugiados. Um programa de construção de fogões solares no Peru a cargo de uma organização filantrópica chamada Peru Children´s Trust (Confiança nas Crianças Peruanas) utiliza a mão de obra de 100 crianças pobres oferecendo assistência às famílias em saúde e educação.

Forno/Fogão: Tipo Caixa

Considerando que a região Nordeste do Brasil abrange uma área equivalente a 18% do Brasil, predomina um clima semi-árido (ver anexo 2) com temperatura média anual de 27ºC e 2.500 horas/ano de insolação, a precipitação anual de chuva varia de 400-800 mm em contraste com uma evapotranspiração de 2500 mm. Uma vasta área rural dessa região não é suprida de energia elétrica e praticamente não existe rede de abastecimento de água. Para o cozimento dos alimentos os habitantes coletam lenha de espécies naturais da caatinga, gerando a degradação ambiental.

ASSISTA AO PLAYLIST QUE MOSTRA O FUNCIONAMENTO DO FOGÃO SOLAR

Fontes e Links para leitura

BEZERRA, Arnaldo Moura. O fogão solar na atividade humana
Disponível em: http://mourabezerra.sites.uol.com.br/fogao.htm

Cozinhando com o Sol
Disponível em: http://solarcooking.org/portugues/default.htm

Artigo extraído do livro “Heaven's Flame Chama do Céu”, de RADABAUGH, Joe.
Disponível em: http://solarcooking.org/portugues/history-pt.htm

MISKALO, Pedro. Fogão solar: uma riqueza dos pobres
Disponível em: http://www.pime.org.br/mundoemissao/ecologiasolar.htm

Pro-cobre – Energia Solar
Disponível em: http://www.procobre.org/pr/aplicacoes_do_cobre/energia_solar_detalle.html

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲