Site mostra áreas que podem alagar nos EUA devido a aquecimento global

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

22 março 2012

Regiões que podem ser tomadas por água abrigam 5 milhões de pessoas. Mapa interativo permite fazer pesquisa por CEP e nível de gravidade. 

A elevação do nível do mar pode atingir 1,2 metros até 2030, segundo o relatório "Elevação dos mares", publicado na quarta-feira (14). Mas o que isto significa? Para tornar mais concretos os resultados do estudo, os pesquisadores criaram um mapa interativo dos Estados Unidos que mostram em detalhes as áreas que poderão ser alagadas no país.

Além de ver cada quarteirão que será afetado, é possível pesquisar no site por nível de gravidade da elevação do mar (de 1 a 10 pés, ou seja, de cerca de 30 cm a 3 metros) e obter o número de pessoas, de casas e as áreas afetadas em cada caso.

Segundo a pesquisa, cinco milhões de pessoas vivem abaixo do nível de 1,2 metros nos Estados Unidos e podem ver suas casas tomadas pelas águas. A situação é mais grave em locais muito povoados nas proximidades do mar. Em 285 cidades, a maior parte delas na Flórida, metade da população vive em áreas abaixo deste limite.

"O aumento do nível do mar não é um problema distante que nós podemos deixar para nossos filhos resolverem. Os riscos são iminentes e sérios", afirmou Ben Strauss, coordenador do estudo, em material de divulgação. "O aquecimento global já está tornando as cheias costeiras mais comuns e devastadoras".

"Para preservar nossas cidades e riquezas costeiras, a nação precisa combater a emissão de gases do efeito estufa imediatamente. Além disso, precisa se preparar para enfrentar o aumento do nível do mar que já não pode ser evitado", alertou Strauss.

No site do relatório é possível pesquisar por estado, cidade e CEP as áreas que podem ser alagadas com o aumento do nível do mar. (Foto: Reprodução / Surging Seas)

A Flórida, onde fica Miami, é uma das áreas que mais sofreriam os impactos de uma elevação de 1,2 metros do nível do mar. (Foto: Reprodução / Surging Seas)

Mapa mostra o pior cenário possível em Nova York, com elevação de 3 metros do nível do mar. (Foto: Reprodução / Surging Seas)

Não se esqueça de conferir na próxima segunda-feira (26) a semana sobre Aquecimento Global e Mudanças Climáticas aqui no Sou Ecológico. Aproveite e cadastre o seu e-mail para receber as notícias diretamente nele.
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲