Unesco elege 30 novos Patrimônios Imateriais da Humanidade.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

05 dezembro 2011


O Yaokwa é um ritual do povo Enawene Nawe, que vive no Mato Grosso, Brasil. No ritual, que dura sete meses, cada grupo da tribo é responsável por uma tarefa como pesca ou produção de alimentos. O objetivo é homenagear os espíritos Yakairiti para manter a ordem cósmica e social.


A UNESCO elegeu 30 novos itens, de várias partes do mundo, na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, durante reunião em Bali, na Indonésia. Entre os escolhidos estão o fado português, o teatro de sombras chinês e o mariachi mexicano.

Patrimônios culturais imateriais são expressões e tradições de um grupo como lendas, músicas, danças, festas, celebrações, saberes e técnicas, que são transmitidos para as próximas gerações

Dos escolhidos, a entidade destacou 11 itens que necessitam de medidas de salvaguarda urgente, pois correm risco de desaparecer. Entre eles está o ritual Yaokwa da tribo indígena Enawene Nawe, que vive no Mato Grosso.

A Unesco também escolheu as cinco melhores práticas de salvaguarda de tradições, sendo duas do Brasil: o Museu Vivo do Fandango e o Concurso de Projetos do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial, do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).


Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲