Blog Eco Muito Mais Eco - Autor: Franklin Oliveira.
Blog Pleno Sol - Autor: Nicolau Francine.
Ele queria mostrar que a energia do sol pode ser usada
nas tarefas do dia-a-dia. Ela queria fazer com que o mundo da moda fosse mais
acessível às pessoas em geral. Nicolau Bussolotti Francine, de 24 anos, e
Marina Bernardo, de 19, uniram boas ideias à força das redes sociais e
iniciaram seus negócios no mercado informal.
Filho
de ambientalistas, Nicolau cursa o último ano de gestão ambiental na ESALQ
(Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em Piracicaba, no interior
paulista. Desde fevereiro de 2010, ele está à frente da Pleno Sol - Cozinha
Solar, uma iniciativa que surgiu da vontade de gerar sua própria renda com a
produção e comercialização de alimentos artesanais, como pão de mel e pães
integrais, cozidos apenas com a energia solar. Com isso, estimula o
empreendedorismo sustentável. "Sempre tive uma visão empreendedora.
Existem pessoas que nem desconfiam que seja possível cozinhar utilizando apenas
a luz do sol. Eu quero mostrar a elas que é, sim, possível", explica.
O
interesse de Nicolau pelo assunto começou quando pesquisava sobre fornos a
lenha econômicos e encontrou a wiki (página digital) da Solar Cookers World
Network. Em agosto de 2009, ele construiu seu primeiro forno solar, antes mesmo
de iniciar a produção comercial. Seis meses depois, criou um blog
(http://plenosol.wordpress.com) que, hoje, já ultrapassa a marca de 10 mil
acessos. A Pleno Sol nasceu na internet. Depois, estimulado por um primo, criou
o perfil no Facebook - segundo ele, bem mais eficiente que o blog. "No mês
de setembro, já tive três encomendas de fornos solares", afirma Nicolau,
que exalta a representatividade dessa ferramenta. "Além de uma ótima
vitrine nacional e internacional, o Facebook é um ambiente de troca de
conhecimento. Aqui, fiz um amigo do Canadá, que me ajudou em problemas
técnicos."
Assim
como a Pleno Sol, a Anel de Consumo, uma marca online de bijuterias criada há
dois meses, é exemplo de como as redes sociais podem ser ferramentas para quem
quer começar um negócio. Marina Bernando é estudante do segundo ano do curso de
moda da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. Motivada por uma paixão por
anéis, Marina, que já tinha alguns modelos desenhados, resolveu criar a marca,
junto com a amiga Gigi Grandin, estudante de administração da PUC-SP.
Há
dois meses, elas criaram o Facebook da empresa e conquistaram resultados
bastante positivos. A média de vendas, que no início do negócio chegava a
quatro por dia, hoje atinge o dobro dessa marca. As clientes são basicamente
das regiões Sul e Sudeste do Brasil. "A nossa clientela é composta
basicamente por meninas e mulheres que tem alguma ligação com moda. E não tem
idade certa, porque atendemos desde adolescentes de 12 anos até senhoras
maduras de 50 ou 60 anos", conta Marina.
Visibilidade
- Walter Teixeira Lima Junior, docente do Programa de Pós Graduação da
Faculdade Cásper Líbero na área de Comunicação e Tecnologia, explica o sucesso
de Nicolau e Marina pela visibilidade oferecida pelas ferramentas utilizadas
por ambos. "Em mercados informais como esses, as redes ganham ainda mais
importância pela visibilidade gerada, que muitas vezes acaba sendo maior do que
a de empresas já estabelecidas no mercado. Para as grandes empresas, as redes
sociais funcionam mais como uma ferramenta de monitoramento da opinião do
cliente", completa o professor.
Fonte da Notícia: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,na-rede-energia-solar-rende-negocios,797439,0.htm
Blog Pleno Sol: http://plenosol.wordpress.com/
Facebook Pleno Sol: https://www.facebook.com/plenosol.cozinhasolar
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