4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Glossário Ambiental: Eco Muito Mais Eco

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

08 novembro 2011


Adaptabilidade
"Aptidão, inerente a numerosas espécies, de viver em condições de ambiente diferentes daquelas de sua ocorrência natural" (Souza, 1973).

Água bruta
Água de uma fonte de abastecimento antes de receber qualquer tratamento (ABNT).

Água potável
É aquela cuja qualidade a torna adequada ao consumo humano, ou seja, que pode ser bebida sem causar problemas à saúde. (CETESB)

Amostra
Porção representativa de água, ar, qualquer tipo de efluentes ou emissão atmosférica ou qualquer substância ou produto, tomada para fins de análise de seus componentes e suas propriedades. (CETESB)

Antrópico
Relativo às ações do homem sobre o meio ambiente. (ABNT)

Aqüífero
Formação porosa (camada ou estrato) de rocha permeável, areia ou cascalho, capaz de armazenar e fornecer quantidades significativas de água. (CETESB)

Avifauna
Conjunto das espécies de aves que vivem numa determinada região. (CETESB)

Bacia aérea
O relevo, a cobertura do solo e as características climatológicas de uma região definem áreas homogêneas em termos de mecanismos responsáveis pela dispersão de poluentes no ar. Essas áreas, delimitadas pela topografia e os espaços aéreos vertical e horizontal, constituem uma bacia aérea (FEEMA, 2004). Ou seja, são limites geográficos e seu território contínuo ou adjacente, das áreas afetadas (direta ou indiretamente) por um fluxo de ar poluído e nas quais tanto as fontes quanto os efeitos da poluição do ar se concentram. (Rede Ambiente)

Bacia hidrográfica
Conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes. (CETESB)

Balança comercial
É o item mais importante das contas externas. Registra todas as exportações e importações feitas por empresas no Brasil. (www.economiabr.net)

Cobertura vegetal
Termo usado no mapeamento de dados ambientais, para designar os tipos ou formas de vegetação natural ou plantada - mata, capoeira, culturas, campo etc. - que recobrem uma certa área ou um terreno. (Diccionario de la Naturaleza, 1987).

Contaminação
Introdução no meio ambiente de organismos patogênicos, substâncias tóxicas ou outros elementos, em concentrações que possam afetar a saúde humana. (ABNT)

Contaminante
Agente que causa a contaminação. (ABNT)

Corpo (de água) receptor
Rios, lagos, oceanos ou outros corpos que recebam efluentes líquidos, tratados ou não (The World Bank, 1978).

Dispersão
Movimento de uma parcela de ar poluído inteira para fora de uma zona. (Weisburd, 1962).

Demanda bioquímica de oxigênio (dbo)
A DBO de uma amostra de água é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica por decomposição microbiana aeróbia para uma forma inorgânica estável. (CETESB)

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲