4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Ficha de Análise Crítica por Franklin Oliveira

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

16 novembro 2011

1. Temática do texto:

Uso de tecnologia da Nippon Steel para exploração de petróleo na camada pré-sal, técnica que possibilita a produção de aços mais resistentes nas construções, exportações e os investimentos da empresa Usiminas.

1.2 Referência Bibliográfica:

Entrevista com o presidente da Usiminas (Marco Antonio Castello Branco) – Uma aposta no pré-sal, pelo ex-editor-chefe do jornal GAZETA MERCANTIL, Klaus Kleber de Souza e Silva.

1.3 Qual a idéia central do texto?

Demonstrar que a empresa Usiminas com atuação siderúrgica possui técnicas/tecnologias voltadas para atender a indústria naval e o pré-sal, através da instalação do resfriamento acelerado de chapas grossas na usina de Ipatinga (MG).
   
1.4 Quais os argumentos (em tópicos)

o        Importar produtos é normal e saudável para a economia, mas hoje a entrada de aço estrangeiro é um dos principais problemas das siderúrgicas nacionais;
o        A instalação do Resfriamento Acelerado de Chapas Grossas na usina de Ipatinga para atender a indústria naval e o pré-sal;
o        Porpor soluções em aço para estádios e obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014;
o        A Usiminas tem se focado nos investimentos dentro do país, reforçando sua posição e agregando valor aos seus produtos.

1.5 Os aspectos positivos ou de destaque:

Uso da tecnologia da Nippon Steel, tecnologia que irá possibilitar a produção de aços mais resistentes.
Investimento em tecnologia para atender a industria naval e o pré-sal, com a instalação do  resfriamento acelerado de chapas grossas produzindo aços mais resistentes.
     
1.6 Os aspectos negativos ou limitadores:

A entrevista foca muito mais na questão das técnicas/tecnologias e dos investimentos que serão obtidos futuramente, mas deixa a deseja, pois não fala o que realmente é o pré-sal e fala pouco ou quase nada sobre a extração no pré-sal.

2. Articulação de idéias com a experiência profissional e/ ou uma experiência vivida:

Numa forma de aumentar a competitividade do grupo a empresa Usiminas está desenvolvendo uma nova cultura empresarial com diretrizes baseadas na profissionalização cada vez maior da gestão, na meritocracia e na autonomia dos empregados, na transparência de processos e relacionamentos.

3. Uma pergunta ou um comentário:

O foco da entrevista realizada com o presidente da Usiminas (Marco Antonio Castello Branco) – Uma aposta no pré-sal, por Klaus Kleber, não é falar exatamente o que significa o pré-sal e sim os investimentos, as técnicas/tecnologias utilizadas pela empresa USIMINAS, porém no início ou no decorrer da entrevista poderia ser comentado primeiro o que é o pré-sal, ficando mais fácil o entendimento do assunto.

Autor: Franklin Oliveira
Disciplina: Conjuntura Econômica
Data: 26/04/2010
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲