Sucesso da história de Winter evitou que aquário na Flórida fosse fechado. Com Morgan Freeman no elenco, filme chega a cinemas dos EUA este mês.
O golfinho fêmea Winter, que ficou famoso no aquário marinho de Clearwater, na Flórida, por ter se adaptado a uma prótese após perder sua cauda em um acidente com uma armadilha para caranguejos, vai parar nas telas de cinema. A história dela originou o filme em 3D "Dolphin Tale" ("Conto de Golfinho"), que estreia este mês nos Estados Unidos e conta com estrelas como Morgan Freeman e Ashley Judd no elenco.
A treinadora Abby Stone brinca com Winter, em foto de 31 de agosto
(Foto: Chris O'Meara/AP)
(Foto: Chris O'Meara/AP)
A protagonista é a própria Winter, golfinho-nariz-de-garrafa que interpreta a si mesma. O roteiro é baseado na história de superação do animal.
Winter chegou ao aquário Clearwater Marine no final de 2005, quando o local sem fins lucrativos passava por uma séria crise e corria risco de ser fechado. Ela tinha enroscado a cauda em uma linha de armadilha para captura de caranguejos, e acabou tendo o rabo amputado.
Mesmo assim, ela aprendeu a nadar sem o órgão e depois ainda se adaptou a uma revolucionária prótese feita sob medida. A presença de Winter quadruplicou o público do aquário, e originou uma linha de brinquedos, livros e outros produtos que permitiram que o aquário permanecesse aberto.
O diretor do aquário, David Yates, mostra a prótese de Winter. À direita, treinadora beija o golfinho fêmea (Foto: AP)
Fonte: G1 - Ciência e Saúde