4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Governo da Bahia assina Termo de Compromisso para Implementação da Logística Reversa de Embalagens Plásticas de Óleos Lubrificantes.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

12 março 2014


O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), assinou nesta terça-feira, 11, o Termo de Compromisso para a implementação da Logística Reversa de Embalagens Plásticas de Óleos Lubrificantes no estado. Os secretários Manuel Ribeiro (SEDUR) e Eugênio Spengler (SEMA) assinaram o documento ao lado de Jorge Luiz Oliveira, diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) e outros representantes da cadeia produtiva.

O Estado da Bahia é o primeiro no Nordeste a oficializar um programa de Logística Reversa. A assinatura do termo permite a implementação do Sistema de Logística Reversa, que integra o Programa Jogue Limpo, e o Sindicom já contratou empresa para a coleta e transporte das embalagens plásticas de óleos lubrificantes nos 417 municípios baianos.

“Esse programa é um passo importante na busca pelo desenvolvimento sustentável no nosso Estado. Os economistas estão cansados de nos lembrar que os recursos naturais são escassos. Nesse intuito, a assinatura desse termo é um aspecto importante na reflexão acerca de um melhor tratamento dos resíduos sólidos e no retorno dos recursos já utilizados sob nova forma, sem exigir mais do ambiente”, observou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro.

Criado pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes após um acordo setorial assinado com o Ministério do Meio Ambiente em dezembro de 2012, o Programa Jogue Limpo assegura um maior índice de retorno e a destinação segura das embalagens de óleos lubrificantes, considerados nocivos ao meio ambiente.

“Esse programa contribui para vencer as dificuldades relacionadas com a questão do manejo dos resíduos sólidos. Isso porque não basta separar o lixo, mas pensar numa lógica de descentralizar o processo produtivo. Do ponto de vista ambiental, existe um passivo muito grande no que se refere a tempo e riscos relacionados a práticas equivocadas, como os lixões. Nesse sentido, cabe parabenizar a todos os setores envolvidos nesse grande desafio”, disse Eugênio Spengler, secretário estadual de Meio Ambiente.

Como a maior parte dos consumidores não leva o produto embalado para casa, a percentagem de retorno do programa tende a ser alta, pois dependerá fundamentalmente da cadeia produtiva. Sempre que o consumidor leva a embalagem fechada, ele é orientado a descartá-la em uma das centrais de abastecimento. A destinação final adequada das embalagens plásticas de óleos lubrificantes está prevista na Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos no país.

Fonte: Ascom/Sedur
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲