4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Apresentação do Plano Intermunicipal de Sensibilização Ambiental.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

05 fevereiro 2014


O paradigma da gestão dos resíduos sólidos urbanos mudou radicalmente em 10 concelhos ribatejanos. Esta recente (r)evolução do “lixo” em resíduos, ou melhor, em recursos, será revista no dia 11 de Fevereiro num seminário promovido pela RESITEJO para consolidar dinâmicas intermunicipais de comunicação e de sensibilização ambiental.

A RESITEJO vai apresentar o Plano Intermunicipal de Sensibilização Ambiental aos executivos municipais e aos presidentes das Juntas de Freguesia da sua área de intervenção. O convite estendeu-se a dirigentes e técnicos municipais das divisões do Ambiente, da Educação, da Comunicação (e outras áreas relacionadas) e a outros parceiros locais de sensibilização. O evento terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.

Este seminário irá enquadrar as dinâmicas de sensibilização do sistema no âmbito do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos, o PERSU 2020, e apresentar a “Missão Reciclar” (de âmbito nacional e que passará na região em 2015), com a presença e o contributo do Presidente da EGSRA – Associação de Empresas Gestoras de Sistemas de Resíduos, Domingos Saraiva, e do Director de Marketing da Sociedade Ponto Verde, Mário Raposo. Pretende-se assim reforçar a divulgação das dinâmicas previstas para o próximo biénio.

Todos devem saber o que acontece aos resíduos entregues nos ecopontos, ecocentros e nos contentores indiferenciados da região, e que são depois processados pela RESITEJO. Para além das visitas ao complexo e/ou ecocentros, o sistema irá promover ações de sensibilização externa com o apoio de parceiros locais.

Em 2013, foram tratadas mais de 80 mil toneladas oriundas dos lares da zona de intervenção da RESITEJO, o que significa que cada munícipe produziu diariamente cerca de 1 kg de RSU o qual deve ser aproveitado da melhor forma possível.

Fonte: Naturlink
Mais informações: Cm Torres Novas
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲