4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Temporal causa destruição e mortes na cidade de Lajedinho, na Bahia.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

08 dezembro 2013

Defesa Civil afirma que oito corpos foram localizados após enxurrada. Município pertence à região da Chapada Diamantina, a 355 km de Salvador.

Chuva destruiu casas, arrastou carros e bloqueou ruas 
(Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)

Um temporal causou destruição e mortes na noite de sábado (7), no município de Lajedinho, a cerca de 355 km de Salvador, na região da Chapada Diamantina. Até as 15h50 (horário da Bahia) deste domingo (8), a Defesa Civil do Estado confirmou a localização de oito corpos após a enxurrada que destruiu cerca de 70 casas e arrastou carros. O órgão também aponta que cerca de 100 pessoas tiveram suas casas afetadas pelo temporal e ficaram desalojadas ou desabrigadas. Moradores relataram que o nível da água chegou a dois metros de altura.

 Ainda de acordo com a Defesa Civil, choveu em 2 horas cerca de 120mm. O imóvel da Prefeitura de Lajedinho também foi atingido pela enxurrada, diversos equipamentos e documentos foram destruídos. A sede da Assistência Social também foi afetada. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Paulo Sérgio Luz, as buscas por pessoas desaparecidas continuam. Por volta das 12h40, o órgão tinha a informação de dez desaparecidos. De acordo com dados do IBGE, Lajedinho possui cerca de 4.079 habitantes.

Paulo Sérgio Luz informou que na lista dos mortos estão: Valéria Cruz Lima (idade não informada), Luiza Santos Lima (idade não informada), Tharso Lima dos Santos, 4 anos, que faziam parte da mesma família; Cátia Fernanda de Jesus Santos (idade não informada), Sirlene Santos da Silva, 16 anos, Valdete Maria de Jesus, 40 anos e Ilza Cavalcante da Silva, 68 anos. Uma pessoa não foi identificada. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Itaberaba, cidade próxima ao município de Lajedinho.


Lajedinho (Foto: Editoria de Arte/G1)

Uma equipe da Defesa Civil foi enviada em caráter emergencial ao município na manhã deste domingo. Eles procuram por escolas e ginásios na região que possam servir de abrigo para as vitimas. Cobertores, colchões e alimentos também são levados. Ainda de acordo com a Defesa Civil, cerca de 90% do comércio de Lajedinho foi destruído.O vice-governador do estado, Otto Alencar, esteve em Lajedinho e afirmou que o cenário é de muita destruição. "Houve uma tromba d'água, que começou 11h da noite e foi até 1h30 da manhã. Choveu 120mm. O solo estava completamente descoberto por causa da seca", afirmou.

O professor Eliude Carvalho da Silva, morador de Lajedinho há 16 anos, relatou ao G1 a ocorrência de duas mortes em sua família e a informação de que ainda há conhecidos e parentes desaparecidos. "Duas pessoas da minha família morreram. Minha cunhada e meu sobrinho", afirmou na manhã deste domingo. De acordo com o morador, a cidade fica em uma região de vale. "Fica em uma baixada. Isso [alagamento] já aconteceu no ano passado. A chuva foi muito forte, e associado a essa chuva, vem trazendo mato da cabeceira do rio", conta.

O morador Marcos Antônio Oliveira registrou as imagens de destruição e caos na cidade e contou, em entrevista ao G1, que os bairros afetados ficaram sem energia elétrica e sem abastecimento de água. Ele também aponta que esta não é a primeira vez que a cidade é afetada por um grande temporal. "Três vezes que isso já acontece e não fazem nada. Com vítimas foi a primeira vez", diz.

Depois da chuva, carro ficou fora do chão em garagem 
(Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)

Chuva em Lajedinho destruiu também a sede da prefeitura 
(Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)

Chuva em Lajedinho deixou cidade destruída, na Bahia 
(Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲