4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos - 22 a 24 de Julho de 2013 - Porto Alegre - RS.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

01 maio 2013


Apresentação

Visando contribuir com a empresa pública e privada e a sociedade como um todo, o Instituto Venturi Para Estudos Ambientais e a Universidade de Brasília, por meio do LACIS – Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade, promoverão, em Porto Alegre, RS,  de 22 a 24 de julho de 2013, o 4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos.

A quarta edição do FIRS consolida-se como um importante evento técnico-científico realizado no Brasil sobre o tema resíduos. Apresenta uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial. Tem como principal meta contribuir com a criação de um espaço para a troca de conhecimentos e experiências, bem como o estabelecimento de um mercado de reciclagem e recuperação de resíduos, transformando estes em valor e incorporando a difusão de políticas e programas que promovam relações comerciais sustentáveis.

Formato e Temas

O modelo que se mantém desde a sua primeira edição é sob a forma de painéis, entremeados de intervalo - "café e prosa" - tendo, ao final, espaço reservado a questionamentos por parte do público aos palestrantes; apresentações de trabalhos científicos, na forma oral e de pôsteres; exposição de casos e debates. Todas essas atividades, por diferentes aspectos, abordam um tema em comum que são os resíduos sólidos e a questão ambiental.

Os palestrantes e convidados do evento constituem-se em selecionado grupo de autoridades acadêmicas e científicas, nas suas respectivas áreas, além de empresários e representantes de empresas com destacada atividade na área dos resíduos sólidos.

Os temas que serão tratados no 4º Fórum Internacional de resíduos Sólidos seguem descritos abaixo:

  • Política Nacional de Resíduos Sólidos – a responsabilidade do gestor público no atendimento a Lei 12.305/10 e suas implicações legais; o custo das irregularidades na gestão ambiental do setor público; ações do MP para garantir a aplicação da Lei 12.305/10;
  • Recursos financeiros para infraestrutura e negócios de reciclagem – quais aa fontes disponíveis e para quem;
  • Comunicação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos – Educação Ambiental como tema transversal da PNRS e Comunicação para a gestão de resíduos;
  • Cenário atual da Limpeza Pública no Brasil – investimentos, qualidade dos serviços e tarifas; tendências;
  • Logística Reversa – a responsabilidade compartilhada: consumidor/distribuidor/lojista/produtor/importador; desafios e oportunidades da geração de negócios estimulados pelos acordos setoriais;
  • Tecnologias para tratamento de resíduos e recuperação de materiais;
  • Resíduos de Biomassa Agrícola;
  • Ferramentas para medir a sustentabilidade;
  • Mobilização social, educação e capacitação – capacitação de mão de obra para o mercado de reciclagem;
  • Experiência internacional – resíduos eletroeletrônicos: como recuperar nossas riquesas minerais (Japão e Espanha).

Instruções gerais para inscrição

  1. O sistema de inscrição é feito por meio eletrônico, tanto para o envio de dados quanto para a geração de boletos bancários. Todos os itens destas instruções gerais devem ser lidos para evitar eventuais irregularidades nas inscrições.
  2. Solicitamos atenção no preenchimento correto de todos os campos da ficha de inscrição, para evitar posteriores problemas quanto à emissão dos certificados. O preenchimento correto do campo "e-mail" é de fundamental importância para o estabelecimento do vínculo de informações. Após o cadastro, será enviado um e-mail de confirmação contendo os dados de acesso à área do inscrito (login e senha), onde é possível imprimir novamente o boleto de inscrição caso seja necessário.
  3. O pagamento da inscrição deverá ser realizado até a data de vencimento registrada nos boletos bancários.
  4. O inscrito poderá acompanhar a confirmação de pagamento do boleto através da área do inscrito.
  5. Não haverá devolução do valor referente às inscrições.

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲