4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Segunda visita de campo - Camaçari - Bahia - Rio Camaçari até o Morro da Manteiga.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

26 outubro 2012


Hoje, eu e minha colega Grace Kelly também Gestora Ambiental, estivemos no município de Camaçari - Ba na companhia do nosso grande amigo Niel que mora no município e é líder comunitário. Passamos a manhã desta sexta-feira (26-10-12) fazendo uma visita ao Morro da Manteiga, no Rio Camaçari e conversando sobre o Projeto de Revitalização de ambos, onde já vem beneficiando os moradores dos bairros de Nova Vitória e Novo Horizonte.  Fizemos um longo percurso até chegar próximo a nascente do Rio Camaçari, onde pudemos identificar alguns impactos ambientais como a presença de resíduos plásticos, isopor, garrafas pet e principalmente o assoreamento devido as erosões que o Morro da Manteiga vem sofrendo ao longo dos anos. Em seguida demos uma volta ao redor do Morro da Manteiga pela Via Parafuso, onde acompanhamos o andamento de uma das etapas do Projeto de Revitalização do Morro e do Rio Camaçari. Atualmente, a empresa responsável por este projeto é Construtora Cowan, que é uma empresa Mineira de Montes Claros, que também possui sede em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Subimos o Morro da Manteiga pelo bairro Novo Horizonte e pudemos acompanhar um pouco do trabalho que a Cowan esta realizando, principalmente o tapamento das crateras presentes no Morro e a correção das declividades, ou seja, a empresa está realizando a medição da inclinação da superfície do solo do Morro da Manteiga em relação à horizontal para um ângulo de mais ou menos 60 graus, exatamente para impedir novas erosões do solo. Ainda podemos ver a presença das bio-mantas que são compostas por fibras de coco, que também faz parte de uma das etapas da revitalização. Ao final, acompanhamos a etapa de remoção de algumas famílias que estão próximas ao Morro da Manteiga e ao Rio Camaçari. Estas famílias estão sendo encaminhadas para um "Condomínio Residencial" que também faz parte do Projeto de Revitalização do Morro da Manteiga e do Rio Camaçari. Nesta remoção já podemos verificar os benefícios para estas famílias, principalmente em questão de qualidade de vida (um ambiente limpo e melhor para se morar) e saneamento básico, pois muitas destas famílias vinham sofrendo com os deslizamentos de terra vindo do morro e outras por morarem a menos de 15 metros de distância do Rio Camaçari, onde hoje grande parte está contaminado pelos esgotos.

Quero agradecer ao Niel que agora já o considero um grande amigo meu, pela sua disponibilidade, paciência e principalmente força de vontade. É uma pessoa muito carismática, que luta pela melhoria dos bairros, pela qualidade de vida da população local e que também é conhecido e bem recebido em todos os bairros onde passamos. Devido a ele, conseguir colher muitas informações nas quais não colhi da última vez que estive no Morro da Manteiga em 2010. Quero agradecê-lo também por ter mim levado para conhecer todo o trecho do Rio Camaçari até sua nascente e por todas as informações e explicações que mim foram passadas. A todos (as) que quiserem conhecer mais sobre o Niel e o seu trabalho dentro dos bairros, podem acessar o seu blog: Diário de Camaçari (www.diariodecamacari.blogspot.com.br). É um blog muito importante e que possui informações de qualidade, todas feitas pelo próprio Niel. Não deixem de conferir. Um forte abraço a você Niel.

CONFIRA AS FOTOS DA VISITA
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲